Sociedade, Trofa

Joana Lima lança projecto “Cidadania Mais Activa na Trofa”

A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, aproveitou o 11º Aniversário de criação do Concelho da Trofa, assinalado no passado dia 19 de Novembro para lançar a campanha: Cidadania Mais Activa na Trofa.
 
Assim, a sessão solene deste 19 de Novembro inseriu-se num momento de reflexão sobre o enquadramento do cidadão nas suas múltiplas relações na sociedade contemporânea.
 
Uma iniciativa que teve por base a ideia defendida pela Autarca da Trofa que considera que “só cidadãos esclarecidos permitem uma maior capacitação social, só homens e mulheres conscientes dos seus direitos e deveres conseguem a incorporação de competências e a evolução das mentalidades”.
 
Além do INCENTIVO AO VOLUNTARIADO SOCIAL E CÍVICO em todas as suas vertentes, a Câmara Municipal da Trofa anunciou no âmbito do projecto Cidadania Mais Activa na Trofa 2009/2010, a criação em breve, do CONSELHO MUNICIPAL DE CIDADANIA, com funções de natureza consultiva, de articulação, informação e cooperação entre a Câmara Municipal da Trofa e os diversos intervenientes públicos e privados no domínio da Cidadania.
 
De resto, na mesma linha, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, apresentou a 19 de Novembro, um pacote de iniciativas e acções criadas para abrir as instituições municipais aos cidadãos, pensadas para aproximar os eleitos dos munícipes.
 
Assim, o executivo liderado por Joana Lima levará PRESIDÊNCIAS ABERTAS a todas as freguesias do concelho, ao longo do mandato, efectuará REUNIÕES PÚBLICAS DE CÂMARA DESCENTRALIZADAS pelas diferentes freguesias, paralelamente realizará também AUDIÊNCIAS AOS MUNÍCIPES, NA SUA PRÓPRIA FREGUESIA, evitando que se desloquem, e levando a Câmara a todo o território trofense.
 
Sustentando uma política de TOTAL TRANSPARÊNCIA o executivo municipal da Trofa deliberou que TODAS as reuniões de Câmara sejam feitas à PORTA ABERTA, e que AS REUNIÕES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL SEJAM REALIZADAS À SEXTA-FEIRA, para que seja possível à maioria dos cidadãos assistir e participar nas reuniões dos órgãos máximos do seu Município.
 
Estas e outras iniciativas marcam ainda o arranque das iniciativas que vão assinalar no Concelho da Trofa o primeiro século da República.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *