S. João da Madeira, Sociedade

Kit sustentável para promover poupança de energia e reciclagem – S. João da Madeira

Com o objectivo de promover a reciclagem de resíduos e a poupança de energia, a Câmara Municipal de S. João da Madeira vai fornecer kits sustentáveis aos estabelecimentos comerciais e de restauração da cidade.  

Colaboram nesta iniciativa várias empresas sanjoanenses – Cartonagem Trindade, CleanPur, Hélio & Vítor Design e Electrosanjo –, assim como a Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (Ecopilhas) e a Quercus.  

Cada um desses conjuntos é composto por uma lâmpada economizadora, um recipiente para a deposição de rolhas de cortiça, um economizador de água e energia, um pilhão, um folheto informativo e um saco de pano reutilizável. 

Esta iniciativa constitui mais um passo no desenvolvimento do projecto de recolha selectiva porta-a-porta “Comércio Verde” (iniciado em Abril de 2007), no âmbito do qual foram já entregues ecopontos (baterias de três contentores: azul, amarelo e verde) a cerca de 250 estabelecimentos comerciais e outros grandes produtores de resíduos de S. João da Madeira, que também contribuem com tampas de embalagens de refrigerantes e de outras bebidas para a obtenção de material ortopédico destinado à Cerci (“Tampinhas Solidárias”). 

Inserindo-se na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a entrega dos primeiros kits sustentáveis está marcada para 23 de Novembro (Dia da Floresta Autóctone), às 10 horas, na Casa da Natureza do Parque Urbano do Rio Ul, um dos maiores parques verdes da região.  

Nessa ocasião, vão ainda ser plantadas por crianças da escola do 1.º ciclo dos Ribeiros dezenas de árvores, cedidas pela Quercus, entidade com a qual é assinado um protocolo para a adesão de S. João da Madeira ao projecto Green Cork, de recolha de rolhas de cortiça. 

A entrega dos Kits Sustentáveis integra-se no desenvolvimento da Agenda 21 Local, processo em que o Município de S. João da Madeira é pioneiro em Portugal e que visa o progresso sustentável da nossa cidade.  

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *