Arouca, Cultura, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Aroucafilmfestival» com 44 filmes a concurso

A edição do Festival Internacional de Cinema de Arouca – o «Aroucafilmfestival» – arranca esta sexta-feira, a partir das 21:00, no Cinema Globo d’Ouro.

As sessões competitivas prosseguem no sábado (21:15) e no domingo (14:30).

Os 44 filmes a concurso – oriundos da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, França, Inglaterra e Portugal – concorrem às categorias de ficção, animação, documentário, experimental e «vídeo-clip».

O certame – organizado pelo Cineclube de Arouca, com o apoio da autarquia local – foi criado em 2003 por João Rita em sintonia com um grupo de amigos, estudantes de cinema e dirigentes da Associação Académica de Arouca.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Exposição documental sobre culinária no Natal

Durante o mês de Novembro está patente, no átrio da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, uma exposição intitulada «Culinária – À Mesa, no Natal!».

A mostra dá seguimento ao ciclo de «Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre…» que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca.

À excepção de domingo, a exposição pode ser visitada entre as 10:00 e as 19:00, na sexta-feira, e entre as 10:00 e as 17:00, no sábado.

S. JOÃO DA MADEIRA

Concerto de Santa Cecília

Os professores da Academia de Música de S. João da Madeira (AMSJM) dão o concerto de Santa Cecília esta sexta-feira, a partir das 21:30, na Igreja Matriz.

Fundada em 1981, a AMSJM tem como actividade central o ensino musical, mas realiza também outras actividades no sentido de promover a divulgação da música, ao mesmo tempo que desenvolve vários projectos visando a participação da população.

SANTA MARIA DA FEIRA

Festival Filarmonia ao mais Alto Nível

A Banda Musical de Arouca (BMA) – uma das mais antigas filarmónicas do país – representa o Entre Douro e Vouga num festival a realizar este domingo, a partir das 15:30, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

O «Festival Filarmonia ao mais Alto Nível» – organizado pela empresa de instrumentos musicais «Cardoso & Conceição» – assume-se como um «evento que valoriza e dá ênfase ao contributo das bandas filarmónicas na nossa sociedade», numa altura em que «a percepção de uma banda filarmónica tem vindo a ser renovada e há, cada vez mais, jovens a interessarem-se pela música e pela filarmonia».

Além da BMA, participam no certame a Banda Musical de Oliveira (Barcelos), Banda de Música de Portela (Vila Real) e a Sociedade de Instrução e Recreio de Paços da Serra (Gouveia).

VALE DE CAMBRA

«Sacanas sem Lei» no centro cultural

«Sacanas sem Lei», o mais recente filme de Tarantino, está em exibição este sábado, pelas 22:00, no Centro Cultural de Macieira de Cambra.

Com Brad Pitt, Mike Meyers e Samuel L. Jackson, o filme conta as aventuras do tenente Aldo Raine (Brad Pitt) que organiza um grupo de soldados judeus, orientado para atacar alvos localizados: os Bastardos.

Juntamente com uma actriz alemã e agente infiltrada, de seu nome Bridget von Hammersmark (Diane Kruger), eles planeiam derrubar o Terceiro Reich. Os destinos convergem todos para o cinema onde Shoshanna planeia a sua própria vingança.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *