Oliveira de Azeméis, Sociedade

Informação geográfica essencial para uma boa gestão autárquica – Oliveira de Azeméis

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são fundamentais para uma «boa gestão autárquica» ao nível dos meios e recursos do território, afirmou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis na abertura das comemorações do Dia Mundial dos SIG (GIS-DAY) que decorrem até ao final do dia no auditório da escola Soares Basto.  
As jornadas – que reúnem uma centena de participantes de todo o país – debatem a importância dos «SIG na sociedade» em algumas áreas fundamentais como o turismo, saúde, protecção civil e apoio ao cidadão. 
A iniciativa realiza-se pela segunda vez depois do município ter aderido, em 2008, à comemoração mundial do «GIS-DAY», acção destinada a divulgar os SIG junto das escolas, comunidade científica e empresarial.  
A autarquia de Oliveira de Azeméis tem condensada toda a informação geográfica num portal (
http://portalgeografico.cm-oaz.pt), fornecendo informação nas áreas da cartografia e instrumentos de gestão territorial (Plano Director Municipal, planos de urbanização, planos de defesa da floresta e do ordenamento do trânsito). 
É ainda disponibilizada informação no que se refere a infra-estruturas, gestão de resíduos e redes viária, de telecomunicações, eléctrica e de gás, comércio e serviços, educação, saúde, apoio social, indústria e transportes. O portal permite também a pesquisa de várias matérias como toponímia, lugares e rede de apoio cartográfico. 
«Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são uma ferramenta por excelência para conhecer o território e disponibilizar toda essa informação à autarquia e ao munícipe», afirmou o presidente da autarquia no arranque dos trabalhos. 
«Estando as boas práticas de governação municipal relacionadas com a transparência e eficiência da gestão pública, melhorando os serviços oferecidos aos cidadãos, a disponibilização e a generalização da utilização de SIG’s pode revelar-se um contributo fundamental para um conhecimento generalizado do território, um aumento de competências, de responsabilização e da integração dos indivíduos da sociedade», disse Hermínio Loureiro. 
«Toda a realidade com que as autarquias lidam tem uma representação geográfica: vias, redes de água e saneamento, edifícios, obras, equipamentos urbanos, jardins, espaços verdes, resíduos, tráfego, cadastro imobiliário, entre outros», reforçou. 
O Dia Mundial dos Sistemas de Informação Geográfica é uma iniciativa promovida desde 1987 pela National Geographic Society (EUA) reunindo anualmente os utilizadores dos SIG para apresentar, discutir e trocar ideias, contribuindo para a divulgação desta tecnologia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *