Sociedade, Trofa

Trofa assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência de 3 a 6 de Dezembro

A Câmara Municipal da Trofa assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 3 de Dezembro, com um conjunto de iniciativas que se prologam de 3 a 6 de Dezembro e que pretendem chamar a atenção para as necessidades especiais das pessoas com deficiência. Esta iniciativa da Autarquia Trofense, presidida por Joana Lima, conta com a parceria da APPACDM da Trofa (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). 
 
Assim, a 3 Dezembro, no Trofashopping, pelas 10H00, tem inicio oficial a Cerimónia de Abertura das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a Inauguração de uma Exposição que vai retratar esta temática. À noite, o destaque vai para a realização de uma conferência, nas instalações da APPACDM da Trofa, pelas 21h00, subordinada ao tema “Conviver com a diferença”, tendo como orador o Professor Adalberto Dias de Carvalho. Esta conferência realiza-se também no âmbito do ciclo de conferências concelhio lançado pelo projecto Trofa Comunidade de Aprendentes – TCA.
 
A 4 de Dezembro, ainda nas instalações da  APPACDM Trofa, a partir das  14H15 há actividades animadas, com ritmo e adequadas a todas as idades, há teatro, futsal e boccia para os utentes daquela instituição trofense.
Para 6 Dezembro está marcada uma Caminhada Solidária, a partir das 10h00 com partida junto ao Estádio do Clube Desportivo Trofense. Uma caminhada sob o lema, Todos Diferentes, Todos Iguais. Os interessados em participar podem inscrever-se na APPACDM – Trofa, na Escolas EB 2, 3 do Concelho ou na Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Trofa.
De recordar que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado em 1992 pelas Nações Unidas depois de ter dedicado dez anos a esta temática, promovendo a tomada de consciência e de adopção de medidas para melhorar a situação das pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A Trofa associa-se mais uma vez a esta iniciativa que promove a integração plena e equitativa de todos os cidadãos.
 
 
 
PROGRAMA
 
3 Dezembro |Trofashopping
10H00 – Cerimónia de abertura das comemorações do dia internacional da pessoa com deficiência e da exposição alusiva ao tema
 
APPACDM – Trofa | 21H00 – Conferência TCA – “Conviver com a diferença” (prelector Prof. Adalberto Dias de Carvalho)
 
4 Dezembro | APPACDM Trofa
14H15 – teatro, futsal e boccia
 
6 Dezembro  | Cidade da Trofa
10h00 – Caminhada Solidária (Estádio do Clube Desportivo Trofense)
 Inscrições na APPACDM – Trofa
 Escolas EB 2, 3 do Concelho
Divisão de Desporto e Juventude da Trofa

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *