Sociedade, Trofa

Presidente da Câmara Municipal da Trofa dedica Dia Grande do Concelho à Cidadania

O Concelho da Trofa está em festa para comemorar o 11.º Aniversário de Criação do Concelho, desde o passado dia 13 de Novembro. Este ano, as comemorações vão prolongar-se de até 21 de Novembro, com uma oferta cultural diversificada dirigida a públicos de diferentes faixas etárias.

As festas prosseguem a 19 de Novembro, feriado municipal, com as comemorações a relembrarem a data em que a Assembleia da República aprovou a criação do Concelho da Trofa (1998). Assim, o dia maior da Trofa começa com a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, às 10h00, no Edifício Sede da Câmara Municipal da Trofa, contando com a presença das crianças das escolas básicas da Trofa que entoarão a Portuguesa – Hino Nacional. Segue-se a Missa, às 11h00, na Igreja de S. Mamede do Coronado. Um dos pontos altos do dia será a realização da Sessão Solene evocativa dos 11 anos do Concelho da Trofa, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa. A cerimónia protagonizada pela Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, eleita no passado dia 11 de Outubro, será este ano consagrada à temática da Cidadania e dos Direitos e Deveres dos Cidadãos, dando assim, inicio a uma série de acções que vai assinalar os 100 anos da República em Portugal.

Pelas 19h00 do Dia Grande da Trofa, a festa será popular com a recriação da Tradicional Vitela Assada, em que a Câmara Municipal da Trofa convida toda a população a participar num momento de animado convívio no Parque Nossa Senhora das Dores. A música ficará a cargo do grupo Sons e Cantares do Ave.

A noite do Feriado Municipal assinala a estreia mundial da peça Anjos de Pijama, numa interpretação dos Meninos Cantores do Municipio da Trofa, com poemas de Matilde Rosa Araujo e música de Andreia Pinto Correia. O espectáculo marcado para as 21h00, na Igreja de Santiago de Bougado vai homenagear a escritora Matilde Rosa Araújo e festeja também o 10º aniversário dos Meninos Cantores do Municipio da Trofa.

No dia 20 de Novembro destaca-se a actuação do Orfeão Santhyago, na Igreja Matriz de Covelas, pelas 21h30 e a terminar as comemorações, a Banda de Música da Trofa, actua no dia 21 de Novembro, no Salão da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, às 18h00.

Desta forma, os vários eventos programados para este ano percorrem várias freguesias, acentuando a política de descentralização da autarquia, que leva assim, as Comemorações a Alvarelhos, S. Martinho de Bougado, Covelas, S. Mamede do Coronado e Santiago de Bougado.

De recordar que as festas tiveram início a 13 de Novembro, com a actuação do Grupo Alvadance, no Salão Paroquial de Alvarelhos. Um grupo trofense que faz da dança a forma de expressão principal dos jovens que aí ocupam os seus tempos livres de forma salutar e construtiva. A animação seguiu a 14 de Novembro com a realização do 2º Encontro de Orquestras Ligeiras da Trofa, com as Orquestras: Ritmos Ligeiros, La Belle Époque e Little Band. Uma iniciativa que já se tornou uma tradição e que dá espaço aos novos talentos musicais do concelho e da região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *