Desporto, Vale de Cambra

Campeão de tiro com besta avança para o tiro com arco – Vale de Cambra

Carlos Almeida, atleta da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra, está a lutar pelo título no campeonato nacional de tiro com arco, ocupando actualmente o terceiro lugar da competição.

Também está a lutar pela primazia um torneio nacional de tiro com besta.

O atleta – natural de Vale de Cambra e residente em Cucujães, Oliveira de Azeméis – ostenta no seu palmarés um título europeu de tiro com besta, em 2006 – ano em que bateu quatro recordes europeus, um terceiro lugar no recente campeonato do mundo, disputado no Entroncamento, e vários títulos nacionais: em 2007 campeão nacional de «tiro com besta – modalidade de caça», em 2008, campeão nacional de «tiro com besta – modalidade de caça» e de «tiro com besta – modalidade de campo».

Carlos Almeida chegou ao tiro com besta em 2004, mas, no corrente ano, optou por concentrar esforços nas provas de tiro com arco.

«Pratico a modalidade há cerca de cinco anos», revelou o atleta de Vale de Cambra, em declarações à EDV Informação.

Após ter visto uma reportagem televisiva, procurou informações na Internet, acabando por entrar em contacto com alguém que o inseriu no mundo do tiro com besta.

O candidato a atirador foi, então, convidado a participar, como competidor não-oficial, numa das provas do campeonato nacional de 2004, disputada no Entroncamento. Foi para ver como era e saiu de lá com um quarto lugar, entre 16 participantes.

«A partir daí, falei com a Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra e inscrevi-me no Campeonato Nacional», realçou Almeida.

É o único atirador do clube de Vale de Cambra e, no distrito, só tem concorrentes num clube de Ovar.

Carlos Almeida treina quando pode, muitas das vezes num espaço de 30 metros junto à sua casa, em Cucujães.

«Também treino no clube de tiro de Ovar e num pavilhão em Vale de Cambra», disse ainda o «besteiro», como também se designa um atirador com besta.

A disputa de «um campeonato nacional de tiro com arco» e de «um campeonato nacional de tiro com besta» será o desafio para 2010. «Para variar», assumiu Carlos Almeida, que, até aqui, tem apostado mais no tiro com besta, como atesta o seu palmarés.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Caro amigo se assim me permitir. Gostaria de o contactar para troca de impressões na modalidade de tiro com besta. Resido em Ovar agradeço resposta para este endereço afim de combinar um encontro. Abraço – Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *