Sociedade

Trofa lança concurso

A Câmara Municipal da Trofa em colaboração com a Federação de Associações de Pais da Trofa (FAP) vai lançar, este ano lectivo, o Concurso concelhio CANTINA +.
 
Um concurso destinado a fomentar o consumo de refeições escolares saudáveis, promover o envolvimento de toda a comunidade educativa na oferta de uma alimentação saudável e segura no ambiente escolar, incentivar o consumo de hortícolas, pescado e leguminosas, diminuir a utilização de sal na confecção das refeições escolares, promover a adopção de hábitos alimentares saudáveis e fomentar regras de bom comportamento à mesa.
 
O concurso Cantina + é um concurso integrado no âmbito da Educação Alimentar e apresenta-se como um desafio a todos os jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino público com refeitório ou cantina escolar do Concelho da Trofa.
 
As escolas e jardins-de-infância concorrentes serão avaliados por um júri que terá em conta vários parâmetros. Na área da Higiene e Segurança Alimentar será analisada a higiene dos manipuladores de alimentos, a higiene dos equipamentos, a higiene das instalações e a higiene dos alimentos. Na área da Alimentação Saudável, o júri irá considerar o consumo de hortícolas, de pescado e de leguminosas por aluno, as respectivas capitações e o cumprimento das Ementas pré-estipuladas. No campo do Comportamento à Mesa estará em análise a adopção de comportamentos adequados no refeitório/cantina.
 
O Júri será constituído por cinco elementos das diversas entidades envolvidas a designar posteriormente. As escolas a concurso serão visitadas periodicamente e avaliadas a cada visita. No final, a Cantina vencedora será premiada, bem como o Refeitório que alcançar melhor pontuação.
 
Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa, liderada por Joana Lima, destinada às escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância com o objectivo de alertar Pais, Professores, Funcionários e Alunos para a necessidade de adoptar hábitos de alimentação saudáveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *