Póvoa de Varzim, Sociedade

“Poupar. Viver Melhor!”, o novo programa municipal para a prevenção de resíduos – P. Varzim

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associou-se, através do Pelouro do Ambiente, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009. Assim, entre 21 e 29 de Novembro o concelho é desafiado a “Poupar. Viver Melhor!” com um conjunto de iniciativas que mostram que a prevenção e redução de resíduos é o 1º passo para a protecção do Meio-Ambiente.
A instalação de novos Roupões, exposições, acções de sensibilização ou a distribuição de objectos que são exemplo da valorização de resíduos são apenas exemplos de algumas actividades que vão ser desenvolvidas e para as quais Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Ambiente, pede o envolvimento de todos os poveiros, de forma a lutar por “uma atitude mais inteligente e favorável à diminuição do consumo doméstico”. Por isso, há que repensar hábitos, “adquirindo apenas o indispensável e o que pode ser reutilizado.” E como ele próprio sublinha, a autarquia tem apostado num conjunto de boas práticas que são exemplo de redução e reutilização de resíduos. Assim, e no âmbito de “Poupar. Viver Melhor!”, o Vereador recorda que a autarquia conta com uma rede de Roupões onde se pode depositar roupa ou calçado, evitando, assim, que estes materiais sigam para incineração ou aterro, sendo reaproveitados para a produção de outros materiais têxteis. E dado o êxito que este equipamento obteve junto da comunidade, vão ser instalados dois novos roupões na semana “Poupar, Viver Melhor!”.
A compostagem é outra ferramenta muito útil no que respeita à redução de resíduos e que está ao alcance de muitos poveiros. De facto, a compostagem caseira, com o Projecto Terra à Terra, ou comunitária, com o Parque do Gorgolito, permite que a população transforme os seus resíduos orgânicos num composto útil para os solos, evitando assim que, uma vez mais, resíduos que podem ser valorizados sejam reencaminhados para, por exemplo, aterros. 
São estes os instrumentos que a autarquia põe à disposição do munícipe, ao mesmo tempo que implementa, na sua própria “casa”, um conjunto de medidas que vão desde a poupança de papel (usando papel reciclado e com menor gramagem) até à reutilização de caixas para a optimização da separação de papel e cartão usados.
Mas para saber mais, e fazer parte da semana “Poupar. Viver Melhor” visite o portal municipal e descarregue o dossiê de comunicação onde, para além da Mensagem do Vereador do Pelouro do Ambiente e do programa, pode encontrar mais informação sobre as ferramentas que a autarquia disponibiliza no sentido de prevenir e reduzir os resíduos, assim como os resultados obtidos até agora. E para finalizar, não deixe de ler atentamente “Os 10 Mandamentos da Prevenção”, um conjunto de dicas que, de uma forma muito simples e prática, nos dizem como fazer menos lixo.
Em www.ewwr.eu pode ver as acções que estão a ser dinamizadas no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009, promovida pelos seguintes parceiros europeus: ADEME (França ACR+ (Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem), ARC (Catalunha, Espanha), IBGE (Região de Bruxelas,Bélgica) e LIPOR.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *