Cultura, Santo Tirso, Sociedade

Até 3 de janeiro, Santo Tirso transforma-se na capital do presépio

Até ao dia 3 de Janeiro, Santo Tirso ver-se-á transformada na Capital do Presépio. Isto porque recebe a IV Exposição Internacional de Presépios. O evento, promovido conjuntamente pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela Confraria do Caco, vai ser inaugurado no próximo sábado, dia 14 de Novembro, às 18h30, no átrio dos Paços do Concelho. 

Fugindo um pouco à tradição, esta quarta edição da Exposição Internacional de Presépios vai ter, não um, mas 22 países convidados e todos oriundos de África. 

Depois dos presépios portugueses (2006), espanhóis (2007) e franceses (2008), vão estar patentes ao público até ao dia 3 de Janeiro, 200 destes ícones natalícios elaborados por ilustres artesãos de origem africana. 

O átrio dos Paços do Concelho será o palco principal desta mostra única em Portugal mas não será o único local, em Santo Tirso, a receber estes ícones natalícios. Outros presépios de igual beleza e importância vão estar também expostos nos dois quartéis dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e Tirsenses (cerca de 500) e também nas montras da cidade (150 presépios). 

IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONFRARIAS 

Mas a cidade de Santo Tirso será também palco no próximo fim-de-semana (dias 14 e 15 de Novembro) do IV Encontro Internacional de Confrarias. Durante dois dias, centenas de confrades e confreiras de todo o mundo reúnem-se, em Santo Tirso, num evento também ele organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela Confraria do Caco.  

A inauguração oficial da IV Exposição Internacional de Presépios (sábado, dia 14 de Novembro, às 18h30) assinalará o arranque deste encontro anual de confrarias. No dia 15 (domingo), as cerimónias do IV Encontro Internacional de Confrarias iniciam-se às 10h00, no Auditório Engº Eurico de Melo, com a recepção às confrarias, seguindo-se, às 10h30, missa na capela do Hospital de Santo Tirso. Às 11h30 haverá o tradicional desfile das Confrarias pelas ruas da cidade e até ao edifício da Câmara Municipal, local onde se realizarão, a partir das 12h00, as cerimónias de Recepção e Entronização dos Confrades Honorários.  
 

IV FEIRA NACIONAL DE PRESÉPIOS 

Refira-se por último e ainda no âmbito deste projecto nascido em 2006, que está programado para o dia 28 de Novembro, às 10 horas, o arranque de mais um motivo de interesse para visitar a Praça 25 de Abril. Trata-se da IV Feira Nacional de Presépios que decorrerá durante quatro dias (dias 28, 29 e 30 de Novembro e dia 1 de Dezembro) e contará com a participação de 40 artesãos portugueses e africanos trabalhando ao vivo os seus exemplares. Esta mostra/venda de produtos natalícios funcionará diariamente entre as 10 e as 20 horas. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *