Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Tecnologia, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

“Players” da logística jogam perspectiva global na EXPONOR

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) leva esta quarta-feira à tribuna do Centro de Congressos da EXPONOR alguns dos “players” do sector para debater e aprofundar os novos (re)quesitos da cadeia de abastecimento e distribuição, que se quer preparada para os riscos e as oportunidades da actual configuração dos negócios.

     Integrada no programa de eventos complementares da LOGÍSTICA GLOBAL – 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes – que decorre na Feira Internacional do Porto de amanhã a sexta-feira -, a iniciativa (prevista para arrancar às 9 horas, no Auditório B4) receberá contributos de reflexão de especialistas da SONAE Distribuição, DHL, Efacec, Bosch, TDN – Transportes David Neto, SDF, Escola Superior de Ciências Empresariais (do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas e Havi Logistics.

     A APLOG aproveitará a ocasião para apresentar o estudo que traça «A Situação da Logística em Portugal», mas a jornada contempla grande parte das temáticas mais actuais e prementes para a fileira: a utilização das novas tecnologias como ferramentas para impulsionar a internacionalização das empresas, as operações sem papéis, as necessidades dos clientes no horizonte de 2020, a Europa enquanto alavanca de crescimento logístico, os sistemas de navegação e localização nos transportes e, também, a sustentabilidade ambiental. Os resultados e experiências do Projecto Komoda é outro dos painéis em carteira, numa abordagem ao papel da e-logística na optimização das cadeias integradas e co-modais de transporte. 

Portos polacos com potencial de negócio ibérico 

     Mas esta é apenas uma das manifestações paralelas da LOGÍSTICA GLOBAL (informação detalhada em www.logisticaglobal.exponor.pt). Uma outra, dinamizada pelo Departamento de Promoção do Comércio e do Investimento da Embaixada da Polónia em Portugal, aborda (quinta-feira, às 10 horas, no Auditório A5) os desafios e as oportunidades que a logística e os transportes polacos oferecem às empresas lusas.

     A sessão contará um alto representante da embaixada e da directora-adjunta do Departamento da Política de Transportes e Assuntos Internacionais (do Ministério das Infraestruturas da Polónia), Anna Midera, e, com a ajuda Urszula Kowalczyk, chefe do Departamento de Economia e do Direito do Instituto do Mar (de Gdansk), servirá para explorar as possibilidades de incorporação de navegação de curto alcance para o serviço de fluxo de carga entre os portos polacos e os congéneres da Península Ibérica.

     O porto de Gdynia fará também uma apresentação na iniciativa, bem como as empresas PKP Energetyka e Pol-Levant Shipping Lines, ao que se seguirá o debate. 

LOGÍSTICA GLOBAL recebe comitivas internacionais 

     A Feira de Logística, Serviços e Transportes é uma estreia no calendário de eventos da EXPONOR. E, para além de congregar 55 expositores (entre os quais se encontram a Administração dos Portos do Douro e Leixões, o Porto de Vigo (Espanha), a ANA – Aeroportos de Portugal, a AICEP Global Parques, a Tertir (Grupo Mota-Engil), os CTT – Correios de Portugal, a EFACEC – Logística, a Agility Transitários, a David José de Pinho Filhos, a Admar ET, a Consulbit, CVTrans, a OnTIR.com e a WTransnet), recebe uma missão de negócios constituída por altos representantes de 30 empresas galegas com actividade na área, sob dinamização da Confederação de Empresários de Pontevedra (Espanha).

     A comitiva galega é apenas uma entre várias que estarão de visita ao certame que a Feira Internacional do Porto dedica a toda a cadeia deste sector vital da economia portuguesa.  

Pólo aglutinador de soluções 

      Desenhada em colaboração com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), a feira surge para funcionar como «pólo aglutinador da massa crítica mais representativa» da actividade em Portugal, não descurando o «estabelecimento de pontes e abertura de portas empresariais internacionais», como recorda o director da LOGÍSTICA GLOBAL 2009, António Proença.

     «A actualidade e a evolução desta área de actividade mostra ser imperativo a criação de um local que sirva como ponto de encontro entre os que apresentam as mais modernas soluções, em termos de serviços de logística e transportes, e os que as procuram para fazer face a um mercado cada vez mais exigente e competitivo», concretiza António Proença. O responsável da EXPONOR vê a logística como um «sector determinante», quer na perspectiva do consumidor quer no ponto de vista da produção, «para a percepção da qualidade e eficiência dos produtos que a ele recorrem, sendo um factor influenciador na determinação dos preços finais».

     O acontecimento abrangerá toda a cadeia logística (ver Ficha Técnica em anexo) e tem como destinatário os profissionais do ramo ligados ao processo produtivo, grossistas, cadeias de retalho, importadores, exportadores, empresas de serviços, autarquias, enfim, aqueles que, enuncia o director da feira, «buscam soluções práticas, lógicas e rápidas para os seus processos». 

Ficha Técnica:

LOGÍSTICA GLOBAL 2009 – 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes

Data: de 4 a 6 de Novembro de 2009

Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias

Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

N.º  de expositores: 55

N. de visitas previstas: 7.000

Em exposição: armazenagem e gestão de “stocks”; elevação, movimentação, manipulação e tratamento de cargas; embalagem, acondicionamento e etiquetagem de mercadorias; infraestruturas logísticas (portos, aeroportos, ferrovia, plataformas logísticas); imobiliário logístico e parques empresariais; transporte de mercadorias (rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário e intermodal); serviços de logística (operadores, transitários e despachantes); sistemas de logística integrada; sistemas de segurança; tecnologias de informação e comunicação, “software” para a logística e transportes; logística inversa; serviços diversos (banca, seguros, consultoria especializada, ensino e formação).

Perfil do visitante: todos os profissionais ligados ao processo produtivo, grossistas, cadeias de retalho, importadores, exportadores empresas de serviços, autarquias, etc, que busca soluções práticas, lógicas e rápidas para os seus processos. Ou seja, soluções que resolvam com rapidez os seus problemas técnicos de funcionamento e que aumentem a rentabilidade dos seus negócios. 

Actividades complementares: 

Dia 4 (quarta-feira)

Seminário «Logística e Internacionalização»

Org.: Associação Portuguesa de Logística (APLOG)

Horário: 9:00-18:15

Local: Centro de Congressos da EXPONOR 

Dia 5 (quinta-feira)

Seminário «Sector da Logística e Transportes na Polónia – desafios e oportunidades»

Org.: Departamento de Promoção do Comércio e do Investimento da Embaixada da Polónia

Horário: 10:00-13:00

Local: Centro de Congressos da EXPONOR 

Colóquio «Logística, Transportes e Portos»

Org.: Confederação de Empresários de Pontevedra (CEP), com o apoio da EXPONOR

Horário: 10:00-11:30

Local: Centro de Congressos da EXPONOR 

Apresentação da Plataforma Logística de Leixões

Horário: 12:00

Org: APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões

Local: “stand” do Porto de Leixões (5D10) 

Apresentação «Reduzir os custos em 30% e aumentar a produtividade??? Fácil!!!»

Sinopse: Descobre-se como através das novas ferramentas de gestão de frota disponíveis no mercado qualquer gestor consegue reduzir os custos em pelo menos 30%, aumentando a produtividade. Apresentação de vários “case studies”.

Horário: 14:30-16:30

Org: Inosat – Consultoria Informática

Local: Centro de Congressos da EXPONOR 

Dia 6 (sexta-feira)

Seminário «Mudando a Mentalidade das Organizações através da Logística» – Bee Consulting

Org.: Portal Informar.pt e EXPONOR

Horário: 15:00-16:00

Local: Centro de Congressos da EXPONOR 

Seminário «Lean Supply Chain Management»

Org.: Comunidade Lean Thinking, com o apoio da EXPONOR

Horário: 15:00-18:00

Local: Centro de Congressos da EXPONOR

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *