Cultura, Oliveira de Azeméis

Lenda de S. Martinho reúne idosos através do teatro – Oliveira de Azeméis

A lenda de S. Martinho é o ponto de partida para mais uma acção do projecto «Gerações Cruzadas» que, a 04 e 18 de Novembro, vai juntar idosos à volta de uma representação teatral.

Segundo a biblioteca municipal – que desenvolve o projecto desde 2003 – a iniciativa visa fomentar o conhecimento sobre a herança cultural e a tradição oral.

A representação, a decorrer nas instalações da biblioteca entre as 14:00 e as 15:30, procura assinalar o Dia de S. Martinho, aproveitando o saber dos mais idosos na transmissão do conhecimento.

O projecto «Gerações Cruzadas» aproveita algumas efemérides nacionais e internacionais para envolver os idosos nas actividades que são produzidas ao longo do ano.

Em 2009, no âmbito do projecto, os mais velhos produziram porta-moedas ecológicos enquadrados no Dia Mundial do Ambiente, mas também se viram envolvidos no «Peddy-paper do livro perdido», por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade.

O Dia Internacional da Amizade foi aproveitado para produzirem corações para os amigos, enquanto a comemoração da pessoa idosa foi assinalada com a realização de uma tertúlia sobre os idosos do século XXI.

De acordo com a promotora do projecto, a ideia comum a todas as iniciativas é interagir e fomentar «elos de ligação entre os mais novos e os mais experientes», construindo patamares de conhecimento entre a tradição e a novidade.

Parte das acções são desenvolvidas junto das instituições que acolhem os idosos e as restantes nas instalações da biblioteca, abordando diversas temáticas.

O projecto «Gerações Cruzadas», que tem agendado para o mês de Dezembro a criação de um coro de natal, aposta num conjunto de actividades onde intervêm também jovens e crianças e que vão desde reuniões dedicadas à leitura à música, tertúlia, cinema e actividades de expressão plástica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *