Cultura, Oliveira de Azeméis

Exposição de Fernando Veloso explora os signos através da arte – Oliveira de Azeméis

O artista plástico Fernando Veloso expõe, entre dia 24 de Outubro e o dia 15 de Novembro, trabalhos de óleo sobre tela na galeria Tomás Costa, em Oliveira de Azeméis.
A exposição intitulada pelo autor «Meandros do Segredo, para além dos signos» vai levar, pela primeira vez, o artista à nova galeria do município instalada na Praça da Cidade.
Os quadros que o público poderá ver a partir deste sábado exploram, na linha do expressionismo figurativo, os signos do Zodíaco e diversas temáticas ligadas ao poder dos símbolos e à forma como o ser humano interage com eles numa mútua reconstrução permanente.
A arte de Fernando Veloso é conhecida já do público oliveirense perante o qual o artista, natural do concelho de São João da Madeira, já expôs por diversas vezes.
Fernando Veloso é co-autor da escultura do 36º campeonato mundial de hóquei em patins, situada junto ao pavilhão da União Desportiva Oliveirense onde decorreu, em 2003, a competição onde Portugal se sagrou campeão do mundo da modalidade.
O artista participou em dezenas de exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro destacando-se presenças em vários países.
Em 2005 expôs individualmente em Buenos Aires, Argentina, a convite da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e no ano seguinte, participou na 4ª edição do Festival Internacional de Artes Plásticas «Monastir», na Tunísia, e ainda em Itália na exposição colectiva «In Cartis».
A Espanha e o Brasil foram outros países que conheceram a arte de Fernando Veloso que, em Portugal, percorreu já várias cidades de norte a sul.
Fernando Veloso dedica-se fundamentalmente à pintura, é licenciado em educação visual e conta na sua larga experiência profissional com trabalhos em diferentes áreas das artes plásticas.
É responsável pela concepção de medalhas comemorativas, incluindo a medalha de ouro da cidade de Oliveira de Azeméis, trabalhos de design gráfico, cartoons e palestras para professores e educadores sobre a importância do desenho para o desenvolvimento da criança.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *