Cultura, Póvoa de Varzim

A visão de um mundo em exposição no Diana Bar – P. Varzim

“Gestos do Mundo Meu” é o título da próxima exposição que estará patente no Diana Bar, entre 1 e 15 de Novembro.
Da autoria de Manuel Ribeiro, a exposição reúne uma série de trabalhos recentes do autor, onde este exprime “sentires de um mundo que partilho com os outros, para que os mesmos possam tentar entender um pouco dele, mas que só a mim pertence.” Manuel Ribeiro aponta algumas características que marcam este conjunto de telas que vai expor, sobre um mundo que é “criado e vivido muitas vezes no dia-a-dia e pintado, colado, cosido, recortado”, onde a cor marca forte presença e onde as imagens “reais ou imaginárias” se interligam “como se numa simbiose de formas e cores se unam para construir um mundo quiçá bem melhor, cheio de cor e alegria.”
Manuel Ribeiro nasceu em Guimarães mas considera-se filho afectivo do Porto, cidade que se reflecte por vezes no trabalho artístico. Tendo começado há algum tempo a pintar, é determinante a influência da escultora Irene Vilar, de quem foi aluno, na adopção do trabalho artístico como elemento essencial da sua vida, trabalho esse que tem vindo a desenvolver continuamente desde 1998.
Frequentou um curso anual, ministrado pela Cooperativa de Ensino de Arte Arvore no Porto, e ainda um curso de como trabalhar com resina poliéster e fibra de vidro, num ateliê de um artista plástico.
Em suma, uma diversidade de temas e formas, aqui e ali com recurso a materiais reciclados, compõem e fazem parte de toda uma carreira dedicada a pintar o que sente, pautada pela celebra frase “Deus dá, o Homem sonha e a Obra Nasce…”
Manuel Ribeiro fez já várias exposições individuais e participou em mostras colectivas desde 2004, tendo também participado em vários concursos. Foi premiado no Concurso Nacional de Pintura do G. D. do Banco Santander Totta, nas edições de 2007 e 2009, estando representado na Galeria 7 Elemento – Arte Contemporânea, na Câmara Municipal de Fafe, no Clube Literário do Porto e em vários particulares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *