Cultura, S. João da Madeira

Exposição preparada para visitantes invisuais no Museu da Chapelaria – S. João da Madeira

A exposição «Os Papéis dos Chapéus» – a inaugurar este sábado no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira – foi preparada a pensar nas pessoais invisuais, anunciou fonte da autarquia.

Inserida no programa do 83.º Aniversário do Município de S. João da Madeira, esta mostra, que estará patente até ao final do mês, revela a evolução da cadeia operatória da indústria da chapelaria, através dos papéis produzidos em cada sector.

Do tratamento do pêlo ao fabrico do cone, da tinturaria à afinação, da apropriagem à embalagem, muitos são os papéis necessários, não só para identificar a obra como, sobretudo, as diferentes operações de trabalho realizadas.

Nestes papéis descobrem-se importantes informações sobre o modo de fabrico e sobre os segredos da produção.

A propósito do Dia Mundial da Bengala Branca, que se assinalou esta semana, a exposição foi preparada a pensar também nas pessoas invisuais, que vão poder recorrer a meios sonoros para «lerem» os papéis que pontuam o fabrico dos chapéus.

A cerimónia de inauguração está agendada para as 17:00.

O Museu da Chapelaria está aberto ao público de terça-feira a sábado (10:00-12:30/14:30-19:00) e aos domingos (10:30-12:30/14:30-18:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *