Arouca, Economia, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

CONCRETA abre Euro 2012 às empresas portuguesas

As oportunidades de investimento que – também –  se abrem às empresas portuguesas da fileira da construção por ocasião do próximo Campeonato da Europa de Futebol, na Polónia e na Ucrânia, em 2012, motivam esta sexta-feira (dia 23), às 16 horas, no Centro de Congressos da EXPONOR (Auditório B4), um seminário organizado pela embaixada polaca, integrado no programa de manifestações paralelas à CONCRETA – 24.ª Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que ocupa o recinto de exposições da Feira Internacional do Porto de amanhã a sábado.

     Presentes na iniciativa dinamizada pelo Departamento de Promoção do Comércio e do Investimento da Embaixada da República da Polónia estarão Krysztof Gieranczyk, 1.º Conselheiro do organismo, e Marta Wilk, directora de Infraestrutura da entidade (PL.2012) que coordena e fiscaliza na Polónia todos os empreendimentos preparatórios do Euro 2012.

     As quatro cidades (Varsóvia, Gdansk, Poznan e Wroclaw) onde desenrolar-se-ão metade dos jogos do Euro serão responsáveis por mais de 380 projectos de investimento e uma despesa global de vários mil milhões de euros. E são eles que motivam igualmente a vinda ao seminário de seis altos representantes das empresas polacas Wilanów Partner, Wilanów Investments, Integra Eko Investment, Inter Energia e Henpol, em busca de novas possibilidades de negócio com expositores e/ou visitantes profissionais da CONCRETA.

     Esta é, contudo, apenas uma das muitas comitivas empresariais estrangeiras que estarão de visita à Feira Internacional de Construção e Obras Públicas – um tapete rolante de negócios sem fronteiras que receberá também uma delegação considerável de empresários de países árabes e do Magrebe (14 empresários, oriundos da Tunísia, Argélia, Marrocos e Líbia).

     Entre eles estará, por exemplo, o director-geral do Groupe Cosider, tido pelo maior consórcio de construção e obras públicas argelino, e, da Líbia, o gestor de investimento do Saving Real Estate Investment Bank e o presidente da Al-Farwa Construction Company (uma importante empresa de construção). Mas são múltiplos os compradores e/ou decisores de firmas líderes e, paralelamente, de mercados emergentes, integrados no programa “EXPONOR International Buyers”. Serão mais de 100 e provenientes de quatro continentes, num total de 26 países representados (Rússia, Cazaquistão, Letónia, Lituânia, Bulgária, Polónia, China, Japão, Turquia, Israel, Angola, Moçambique, África do Sul, Brasil, Uruguai, Cabo Verde, Holanda, Dinamarca, Suécia, Itália, Espanha).

     Outro dos convidados do “EXPONOR International Buyers” e da CONCRETA é, por exemplo, o arquitecto holandês Marc Koehler, que fez parte da equipa multidisciplinar que no ano passado recebeu da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana o 1.º prémio do Concurso Internacional de Ideias para a Zona de Intervenção Prioritária da Revitalização da Frente Ribeirinha do Porto.

     O concurso, recorde-se, tinha como objectivo encontrar e premiar uma ideia comum, coerente e transversal, assim como soluções programáticas, inovadoras, exequíveis e sustentáveis, numa perspectiva económico-financeira, que constituam âncoras para a revitalização da frente de rio entre a Rua D. Pedro V e a Ponte Maria Pia. O arquitecto reencontrará a cidade, agora numa perspectiva de aprofundamento de contactos profissionais e com potencial de negócio. 

Sejima e Nishizawa entre uma vintena de protagonistas do sector 

     A reabilitação urbana é, precisamente, o grande mote da CONCRETA 2009. A expressão máxima da temática desenvolve-se paralelamente no Grande Auditório da EXPONOR, durante dois dias (de 21 a 22), no congresso «Reabilitar. Habitar». A jornada reúne na tribuna vários especialistas e protagonistas – distribuídos por quatro painéis – nos segmentos que constituem o núcleo e a periferia da renovação do edificado.

     Da comissão organizadora do acontecimento fazem parte a EXPONOR, a AEP, a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC), a Ordem dos Engenheiros (OE), a Ordem dos Arquitectos (OA) e o gabinete Cannatà & Fernandes Arquitectos, que conseguiram trazer para o debate nomes como Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, dupla do conhecido gabinete japonês de arquitectura SANAA (responsável nos últimos anos por vários projectos internacionais emblemáticos e autor do Edifício Multifuncional da Fundação de Serralves, que será construído na Senhora da Hora, com um custo estimado de 25 milhões de euros e conclusão prevista para 2012).

     Juntar-se-ão a eles João Belo Rodeia (presidente da Ordem dos Arquitectos), Fernando Santo (bastonário da Ordem dos Engenheiros), Elísio Summavielle (director do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico), Teresa Novais (presidente do Conselho Directivo da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos), Hipólito de Sousa (presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros), Gianni Carbonaro (do Banco Europeu de Investimento), Poças Martins (professor da FEUP), João Ferrão (professor universitário e investigador), Arlindo Marques Cunha (presidente da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense), Reis Campos (presidente da AICCOPN), Jorge de Brito (Instituto Superior Técnico), Gerardo Saraiva de Menezes (presidente do Conselho Directivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros), António Perez Babo (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), José Pinheiro Pinto (Faculdade de Economia da Universidade do Porto), Paulo Nunes de Almeida (vice-presidente da AEP – Associação Empresarial de Portugal) e muitos outros (programa completo em www.concreta.exponor.pt). 

Uma vivenda de 400 m2 em plena feira… 

     Mas a requalificação urbana ganha corpo na própria feira através de várias empresas expositoras. Um dos projectos, que surge de uma parceria entre a Portuguese Business, a ProjectarCasa.com e a EXPONOR, resultará na edificação (no Pavilhão 4) de uma vivenda com 400 m2, virada para o seu interior, com um pátio central, e em que todas as divisões (decoradas) terão cerca de 20 por cento do espaço por reabilitar. Assinado pelo gabinete Arkmarket Arquitectos, o conceito congregou várias empresas de diversas especialidades, com o fito de demonstrar a aplicação final dos diversos produtos da fileira casa e, no percurso, conferir visibilidade acrescida aos expositores da CONCRETA.

     A feira desdobra-se em cerca de uma trintena de actividades complementares (ver lista em anexo), entre as quais podem ser destacadas a atribuição do Prémio CONCRETA Design (dia 21, às 10 horas, no Auditório A1 do Centro de Congressos) e o lançamento do livro «Territórios Reabilitados» (uma edição CONCRETA/Caleidoscópio, cuja apresentação está prevista para decorrer durante a manhã inaugural do Congresso «Reabilitar/Habitar»).

     A visita inaugural será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, amanhã (terça-feira), às 10 horas, na qual será acompanhado pelo presidente da AEP, José António Barros, e por uma comitiva da EXPONOR. 

EVENTOS PARALELOS À FEIRA: 

Prémio CONCRETA Design 09

Local: no “Foyer” da entrada principal

Organização: Exponor/Concreta em colaboração com Cannatà & Fernandes – Arquitectos, Lda 

Concurso Artes & Ofícios

Local: Pav. 4, A70

Organização: Exponor/Concreta em colaboração com APCMC e CICCOPN 

20 de Outubro

 

Workshop “Competitividade da oferta nacional”

Horário: das 10h00 às 12h00

Local: Sala A4

Organização: AEP – Associação Empresarial de Portugal

 

Conferência “O MAGHREB – oportunidades de construção, obras públicas e infraestruturas”

Horário: das 10h30 às 13h00

Local: Aud. B4

Organização: Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa

 

Seminário “O sector do ambiente na construção civil – desafios e oportunidades”

Horário: das 09h30 às 16h40

Local: Sala A6

Organização: APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais

 

Encontros Empresariais

Local: Sala A8

Organização: Flanders Investment & Trade – Lisbon, Embaixada da Bélgica

 

Seminário “Tecnologias de injecção aplicadas à geotecnia e a outros domínios da engenharia”

Horário: das 10h00 às 13h00

Local: Aud. A3

Organização: Exponor/Concreta e Eng.º Matos e Silva em colaboração com a MC-Bauchemie Portugal e com a Especialização de Geotecnia da Ordem dos Engenheiros

 

Seminário “Qualidade do ar interior e papel dos materiais de construção”

Horário: das 14h00 à 18h00

Local: Sala A5

Organização: APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente

 

Seminário da APEMIP

Horário: das 14h00 às 19h00

Local: Sala A4

Organização: APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal

 

Seminário “Regras da contratação pública nas empreitadas de obras públicas”

Horário: das 14h30 às 17h30

Local: Aud. A3

Organização: Exponor/Concreta e Engº Matos e Silva em colaboração com a ATMJ – Sociedade de Advogados e com a Secção de Especialização de Geotecnia da Ordem dos Engenheiros

 

Sessão de esclarecimento e divulgação sobre”Cálculo automático da revisão de preços”

Horário: das 15h00 às 17h00

Local: Sala A7

Organização: AECOPS – Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços

 

21 de Outubro

 

Encontros Empresariais

Local: Sala A8

Organização: Flanders Investment & Trade – Lisbon, Embaixada da Bélgica

 
 

Lançamento do livro CONCRETA “Territórios Reabilitados”

Horário: 10h00

Local: Aud. A1

Organização: AEP/EXPONOR/Concreta/Editora Caleidoscópio/Cannatà&Fernandes

 

Entrega dos Prémios CONCRETA Design´09

Horário: 10h00

Local: Aud. A1

Organização: AEP/EXPONOR/Concreta/Cannatà&Fernandes

 

Congresso Concreta “Reabilitar.Habitar”

Horário: das 09h30 às 18h00

Local: Aud. A1

Organização: AEP/EXPONOR/Concreta/AICCOPN/APCMC/OE/OA/Cannatà&Fernandes

 

22 de Outubro

 

Congresso Concreta “Reabilitar.Habitar”

Horário: das 10h00 às 18h30

Local: Aud. A1

Organização: AEP/EXPONOR/Concreta/AICCOPN/APCMC/OE/OA/Cannatà&Fernandes

 

Encontros Empresariais

Local: Sala A8

Organização: Flanders Investment & Trade – Lisbon, Embaixada da Bélgica

 

23 de Outubro

 

Encontros Empresariais

Local: Sala A8

Organização: Flanders Investment & Trade – Lisbon, Embaixada da Bélgica

 

Seminário” Eficiência energética em edifícios – soluções para a construção e reabilitação”

Horário: das 9h30 às 13h00

Local: Aud. A3

Organização: APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

 

Seminário “Segurança contra incêndios em edifícios (SCIE)”

Horário: das 10h00 às 12h30

Local: Sala A6

Organização: APSEI – Associação Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção Incêndio

 

Seminário “Vantagem competitiva do ‘Building Information Modeling’ nas empresas”

Horário: das 10h00 às 12h30

Local: Sala Henry Tillo

Organização: Construsoft e CESAE

 

Conferência “Como reduzir para metade o impacto ambiental dos edifícios”

Horário: das 10h30 às 14h00

Local: Aud. B4

Organização: Exponor/Concreta e Societat Orgânica (Barcelona)

 

Seminário sobre “Marcação CE em produtos da construção (fileira do cimento)”

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Sala A6

Organização: APFAC e CTCV

 

Conferência “A engenharia e a construção a partir da Lei 31/2009” (revoga o dec-Lei 73/73)

Horário: das 14h00 às 18h30

Local: Aud. A1

Organização: ANET – Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos/ Revista Tecnologia e Vida

 

Workshop “Obras em aço leve galvanizado”

Horário: das 15h00 às 18h00

Local: Sala Henry Tillo

Organização: CMM- Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista

 

Seminário “Campeonato da Europa de Futebol UEFA EURO 2012 – oportunidades de investimento na Polónia”

Horário: das 16h00 às 18h15

Local: Aud. B4

Organização: Embaixada da República da Polónia

 
 

24 de Outubro

 

Seminário “Qualificação e prática na reabilitação do património”

Horário: das 10h00 às 18h00

Local: Aud. B4

Organização: GECoRPA – Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico

 

Workshop “Competitividade da oferta nacional”

Horário: das 10h00 às 12h00

Local: Sala A4

Organização: AEP – Associação Empresarial de Portugal

 

Apresentação do ‘Cluster’ Habitat Sustentável

Horário: das 10h30 às 12h30

Local: Sala A6

Organização: Plataforma para a Construção Sustentável

 

SÍNTESE:

CONCRETA 2009

24.ª  Feira Internacional de Construção e Obras Públicas

Data: 20 – 24 de Outubro de 2009

Horário: das 10:00 às 20:00, todos os dias

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Matosinhos)

Periodicidade: bienal

Perfil do visitante: profissional e público (no sábado); entrada interdita

a menores de 14 anos

N.º de empresas expositoras nesta edição: 400, aproximadamente

N.º  de visitas esperadas: cerca de 50.000

Em exposição:

Arquitectura de interiores

Cerâmica de pavimentos, revestimentos, sanitários e torneiras

Rochas ornamentais, pedra e vidro

Cozinha e banho

Iluminação, electricidade, domótica, robótica, novas tecnologias e informática

Cimentos, argamassas, pré-fabricação e construção industrializada

Carpintaria em madeira, PVC e metálica

Madeiras e derivados

Isolamento, impermeabilização e outros produtos para acabamentos

Tintas e vernizes

Restauro, requalificação e reabilitação

Climatização, tubos e acessórios

Máquinas, ferramentas e equipamentos para a construção e obras públicas

Organismos oficiais e serviços

Outros

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *