Póvoa de Varzim, Sociedade

Um passeio pelas dunas de Aguçadoura – P. Varzim

Zona de descanso e lazer por excelência, as praias apresentam também inúmeros atractivos ao nível da sua fauna e flora.
Ciente desta biodiversidade, mas também demonstrando preocupações a nível da protecção do Ambiente, a autarquia instalou em Aguçadoura um passadiço elevado sobre as dunas, entre a zona de Pedras Negras e Santo André, num investimento que rondou os 77 mil euros. Com cerca de 824 metros de comprimento e construído em madeira de pinho tratado, o passadiço procura proteger a biodiversidade dunar, ao mesmo tempo que convida a um passeio descontraído à descoberta da beleza das praias, mesmo nos dias mais frios que agora se aproximam.
E esta é, de facto, uma das melhores alturas para passear pela praia e observar a fauna, já que milhares de aves marinhas, que fazem o ninho no norte da Europa, migram agora para o sul, passando pela costa poveira. Algumas espécies chegam mesmo a permanecer na nossa costa durante todo o Inverno. Assim, podem observar-se rolas-do-mar, borrelhos-da-areia, borrelhos-de-coleira, para além de diversas espécies de gaivotas, andorinhas do mar, corvos marinhos e até mobelhos, espécie que chega normalmente entre Dezembro e Janeiro, aproveitando os dias mais frios.
Quanto à flora, algumas espécies de plantas das dunas ainda apresentam flores, muito embora entrem numa espécie de letargia durante este período. No entanto, podem encontrar-se o cardo das praias e algumas espécies de líquenes nas dunas secundárias. Devido aos ventos fortes de norte e de sul típicos da estação, ocorrem mudanças na paisagem, que ora ocultam ora deixam a descoberto rochas ou restos de árvores, tornando, assim, cada passeio único.   
Veja as imagens do passadiço no portal municipal e planeie já a sua visita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *