Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Por um fio» recupera o tradicional barbeiro

A exposição temporária «Por um fio», patente no Museu Municipal de Arouca, recupera a profissão de barbeiro que nos moldes tradicionais está a desaparecer.
«O exercício do ofício de barbeiro remonta à antiguidade, em que o barbeiro era, simultaneamente, médico, cirurgião, dentista», referem os promotores da mostra, acrescentando que a actividade «entra em decadência no século XVIII, quando o profissional ficou apenas com as barbas e os cortes de cabelo. No século XX, com a proliferação da “Gillette”, os homens abandonam o hábito de ir ao barbeiro».
A exposição pode ser vista até 29 de Novembro de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Desfolhada à moda antiga para crianças e pais

O centro lúdico de Oliveira de Azeméis propõe este sábado a pais e crianças que fiquem a conhecer como é uma «Desfolhada à moda antiga».
A iniciativa, integrada nos «Sábados em Família», inicia-se às 15:00, possibilitando aos participantes descobrirem os costumes tradicionais com a música e a dança do grupo folclórico «As Padeirinhas de Ul».
A acção promovida pelo centro lúdico, situado perto da Junta de Freguesia de Oliveira d Azeméis, envolve ainda a construção de um espantalho.

S. JOÃO DA MADEIRA

Exposição sobre os 100 anos da Linha do Vouga

A exposição sobre os 100 anos da Linha de Caminho de Ferro do Vale do Vouga chega este sábado a S. João da Madeira, onde ficará patente na Câmara Municipal.
A inauguração está marcada para as 16:00.
Intitulada «A Linha do Vale do Vouga: Contributo para o Desenvolvimento Regional», a mostra inclui um corpo central formado por imagens que retratam a história desta infra-estrutura ferroviária e o património que lhe está associado, designadamente estações e composições.
A exposição poderá ser visitada nos «Passos Perdidos» (1º piso) do edifício da autarquia, diariamente, das 09:00 às 18:00, até 23 de Novembro.
A iniciativa insere-se nas comemorações dos 83 anos do município de S. João da Madeira e encerra o programa que, desde de Novembro de 2008, vem assinalando por toda a região o centenário da ferrovia.

SANTA MARIA DA FEIRA

Simone de Oliveira no Cine-teatro Lamoso

A cantora Simone de Oliveira vai ter uma participação especial na grande estreia do espectáculo «Se todos fossem iguais a vocês», do grupo Hepta, este sábado, às 21:30, no Cine-teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.
O concerto é um tributo aos poetas Ary dos Santos e Vinicius de Moraes, que são também dois dos maiores letristas da história portuguesa e brasileira e nomes incontornáveis da música popular do século XX.
Os Hepta prometem «uma noite para reviver e descobrir paixões, lágrimas, revoluções, sorrisos, gargalhadas, numa declarada celebração da vida».

VALE DE CAMBRA

«Os meus versos, Retalhos de uma Vida»

«Os meus versos, Retalhos de uma Vida» é o título do livro, da autoria de Felisbela Conceição, que será lançado este sábado na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.
A autora é utente da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, instituição que a par da autarquia apoia esta obra.
A sessão de apresentação, marcada para as 15:30, é aberta a todos os que queiram participar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *