Educação, S. João da Madeira

“Cabaz” de actividades educativas apresentado às escolas sanjoanenses – S. João da Madeira

Um “cabaz” com 33 programas educativos foi apresentado pela Câmara de S. João da Madeira aos estabelecimentos de ensino da cidade, no âmbito do Projecto Educativo Municipal, tendo em vista o ano lectivo 2009/2010. Um processo desenvolvido ao longo de reuniões realizadas com responsáveis educativos.

Estes encontros permitiram dar a conhecer às escolas diversas iniciativas que lhes são destinadas, com base num dossiê elaborado pela Autarquia, do qual constam o nome de cada actividade proposta, um resumo da mesma, conteúdos pedagógicos, a data prevista de execução e o público-alvo (creche, pré-escolar, 1º ciclo, EB 2/3 e ensino secundário).

Tradição e novidade

Diversos actividades são já uma tradição na cidade, como sejam o “Carnaval das Escolas”, o “Apoio Psicopedagógico”, a “Decoração das Rotundas no Natal”, as “Maletas Itinerantes”, o programa Escolar da Agenda 21 Local, os “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” ou as “Marchas de S. João”.

Outras actividades vão decorrer pela primeira vez, como sejam “Poesia de Encantar”, os workshops “Espaços cénicos”, “Reciclagem de Rolhas de Cortiça”, “Carvalho e a Biodiversidade” e a Bolsa de Voluntariado. Em ano de comemorações do centenário da Linha do Vale do Vouga, um concurso intermunicipal vai também abranger S. João da Madeira.

Aposta ganha

O alargamento do programa “Pequenos Cientistas Sanjoanenses” à Educação Pré-Escolar foi uma aposta ganha o ano passado e que tem continuidade garantida. Para o Ensino Secundário, prevê-se também mais “Escola Empreendedora”, com acções de formação sobre empreendedorismo para docentes e alunos.

Por outro lado, é de destacar no 1.º Ciclo do Ensino Básico as “Primeiras Braçadas”, através de aulas semanais de Natação para todos os alunos do 4.º ano de escolaridade nas Piscinas Municipais, devidamente acompanhados por professores da área.

Para conhecer mais sobre cada um dos 33 programas, pode consultar o site da Câmara Municipal em www.cm-sjm.pt ou da Associação Internacional das Cidades Educadoras em www.edcities.org.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *