Póvoa de Varzim, Sociedade

Curso de Português Certificado pela integração dos imigrantes – P. Varzim

Em funcionamento desde 2007, o Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE) tem lançado várias iniciativas que visam não só acolher e aconselhar os emigrantes, como também contribuir para a boa integração dos imigrantes.

Neste último campo, o GAIE tem divulgado o curso de Português Certificado, já frequentado, ao longo do ano, por vários imigrantes. Ontem, 13 de Outubro, 25 novos “alunos” iniciaram o curso, na Escola EB 2/3 de Beiriz. Brevemente, uma nova turma irá iniciar a sua aprendizagem, desta feita na Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde. As inscrições estão abertas no GAIE (situado na Casa da Juventude). O curso é gratuito, tem a duração de 200 horas, decorre em horário pós-laboral e o seu início é sempre antecedido de uma reunião entre os inscritos e os formadores para definir horários das aulas e para determinar as necessidades de aprendizagem de cada um.

O curso de Português Certificado permite o acesso à nacionalidade, à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração. A aprendizagem da Língua Portuguesa favorece também a inclusão social e profissional dos imigrantes, a maior igualdade de oportunidade para todos e facilita o exercício da cidadania.

Organizado no âmbito do programa “Português para todos” do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, o curso é dirigido a imigrantes e gerido pela Direcção Regional de Educação do Norte.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contacto com o Gabinete de Apoio ao IEmigrante, através do número 252 647 378, do fax 252 683 218 ou do e-mail gaie.pv@cm-pvarzim.pt


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *