Cultura, S. João da Madeira

Exposição em S. João da Madeira encerra um ano de comemorações da Linha do Vouga

A exposição sobre os 100 anos da Linha de Caminho de Ferro do Vale do Vouga chega neste sábado (17 de Outubro) a S. João da Madeira, onde ficará patente na Câmara Municipal. A inauguração está marcada para as 16 horas.  

A mostra poderá  ser visitada nos “Passos Perdidos” (1º piso) do edifício da Autarquia sanjoanense, diariamente, das 9 às 18 horas, até 23 de Novembro.  

Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 83 anos do Município de S. João da Madeira e encerra o programa que, desde de Novembro de 2008, vem assinalando por toda a região o centenário da Linha do Vale do Vouga. 

Intitulada “A Linha do Vale do Vouga: Contributo para o Desenvolvimento Regional”, a exposição inclui um corpo central formado por imagens que retratam a história desta infra-estrutura ferroviária e o património que lhe está associado, designadamente estações e composições. 

Estarão também patentes peças museológicas da Fundação Museu Nacional Ferroviário e fardas da CP, assim como estruturas revelando a importância da linha para cada município da região. Por ser S. João da Madeira a receber nesta fase a exposição, haverá informação mais desenvolvida sobre o município sanjoanense e a sua relação com o “Vouguinha”, como ficaram conhecidas as composições desta via férrea.  

Espaço infantil e concurso

de trabalhos de alunos  

Outra vertente da iniciativa é a exibição de fantasias do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira, que teve, este ano, a Linha do Vale do Vouga como tema central. 

Para os mais novos, haverá  uma área infantil com actividades relativas ao transporte ferroviário. É aí que, no dia da abertura, será dinamizado pela Universidade Sénior da cidade um pequeno teatro de fantoches, que estará depois disponível, mediante marcação, para grupos interessados. 

Regista-se ainda a abertura de um concurso de narrativas, desenhos e filmagens sobre a Linha do Vale do Vouga, destinado às escolas da cidade, do 1º ciclo ao secundário. O final do prazo para entrega dos trabalhos é o dia 2 de Novembro, havendo lembranças para todos os participantes e prémios para os melhores trabalhos. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *