Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Por um fio» recupera o tradicional barbeiro

A exposição temporária «Por um fio», patente no Museu Municipal de Arouca, recupera a profissão de barbeiro que nos moldes tradicionais está a desaparecer.
«O exercício do ofício de barbeiro remonta à antiguidade, em que o barbeiro era, simultaneamente, médico, cirurgião, dentista», referem os promotores da mostra, acrescentando que a actividade «entra em decadência no século XVIII, quando o profissional ficou apenas com as barbas e os cortes de cabelo. No século XX, com a proliferação da “Gillette”, os homens abandonam o hábito de ir ao barbeiro».
A exposição pode ser vista até 29 de Novembro de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Mitos e superstições podem ser vistos na biblioteca municipal

No átrio da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro – e até ao final de Outubro – o público pode apreciar a segunda exposição do ciclo de exposições documentais temáticas «Leituras sobre…».
Este sábado a exposição – com a temática «Religião, mitos, superstições e outros enigmas» – está aberta entre as 10:00 e as 17:00.
O objectivo da mostra é a divulgação do acervo documental da biblioteca sobre a temática da exposição.

S. JOÃO DA MADEIRA

Recital de piano com Pedro Burmester

Os Paços da Cultura de S. João da Madeira recebem, neste sábado, um recital de piano a quatro mãos de Pedro Burmester com o pianista local Eduardo Resende.
O evento insere-se no programa comemorativo do 83.º Aniversário da criação do município.
É no dia 11 de Outubro que passam 83 anos da criação do concelho de S. João da Madeira. Mas, pelo facto de este ano haver coincidência com as eleições autárquicas, não há nessa data as habituais comemorações do Dia do Município. A celebração da efeméride passa para o dia seguinte, embora em moldes diferentes por não se tratar de feriado.

SANTA MARIA DA FEIRA

Exposição de escultura na biblioteca

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira tem patente até 01 de Novembro uma exposição de escultura de Eduarda Coimbra e Telmo Mota.
«No jardim das delícias…» mostra 20 peças em madeira e pedra, que cruzam outros materiais, como plástico, metal, vidro, lantejoulas, corais e mesmo folha de ouro.
A exposição pode ser vista de segunda-feira a sábado (das 12:00 às 23:00) e aos domingos (15:00 às 23:00).

VALE DE CAMBRA

Luís Valquaresma na biblioteca

«Paisagens» é o título da exposição de pintura, da autoria de Luís Valquaresma, patente na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra até 17 de Outubro.
A mostra deste jovem pintor autodidacta, natural de Vale de Cambra, pode ser vista de segunda a sexta-feira (entre as 10:00 e as 18:00) e aos sábados (10:00-13:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *