Sociedade, Trofa

Câmara Municipal da Trofa representa Portugal e arrecada 2º lugar no UDiTE Knowledge Sharing Award com o projecto Loja Social

A Câmara Municipal da Trofa esteve a 5 de Outubro em Bruxelas, para representar Portugal no Prémio Internacional – UDiTE Knowledge Sharing Award criado para fomentar a partilha de conhecimento e de boas práticas entre os vários municípios da União Europeia (http://www.udite.eu/)
 
A Trofa foi finalista na categoria de bem-estar social com o projecto Loja Social, vencedor da edição de 2007 do Prémio Nacional de Boas Práticas no Sector Público, criado pelo Diário Económico e pela Deloitte. Na fase final, a Trofa disputou o Prémio directamente com Londres que acabou por ficar em primeiro lugar.
 
De recordar que a UDITE – European Federation of Local Government Chief Executives é uma federação que congrega várias associações da administração local de 15 países.
 
A Loja Social foi um projecto pioneiro em Portugal, que nasceu de uma parceria entre cinco instituições com intervenção na área social, além da Câmara Municipal da Trofa, fazem parte deste projecto a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Trofa e a ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social.
 
Trata-se de um espaço único de atendimento personalizado junto da população trofense, onde os utentes podem tratar de todos os assuntos relacionados com a área social. Esta valência inovadora permite também a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais vivenciados pelos utentes, a rentabilização dos recursos existentes, eliminando a sobreposições de intervenção permitindo assim, um melhor planeamento dos serviços.
 
De recordar que o Município da Trofa foi seleccionado, a nível nacional, pela ATAM, para representar Portugal no concurso europeu de boas práticas, com o projecto Loja Social, por ser um projecto pioneiro e por estar a ser replicado em vários municípios do Portugal, que já têm a Trofa como um exemplo.
 
De resto, a Loja Social mereceu rasgados elogios por parte do Presidente da UDITE, o britânico Byron Davies e que o anunciou como um modelo a adoptar nos outros países membros da UDITE. 
 
Esta foi a primeira edição deste Prémio e o Municipio da Trofa teve a honra de ser o primeiro a representar Portugal e a ficar com a Prata na avaliação do Júri europeu.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *