Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Por um fio» recupera o tradicional barbeiro

A exposição temporária «Por um fio», patente no Museu Municipal de Arouca, recupera a profissão de barbeiro que nos moldes tradicionais está a desaparecer.
«O exercício do ofício de barbeiro remonta à antiguidade, em que o barbeiro era, simultaneamente, médico, cirurgião, dentista», referem os promotores da mostra, acrescentando que a actividade «entra em decadência no século XVIII, quando o profissional ficou apenas com as barbas e os cortes de cabelo. No século XX, com a proliferação da “Gillette”, os homens abandonam o hábito de ir ao barbeiro».
A exposição pode ser vista até 29 de Novembro de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Águas atlânticas» na galeria Tomás Costa

O pintor espanhol Natalio Arnoso apresenta na galeria Tomás Costa, até 11 de Outubro, a exposição de pintura «Águas atlânticas».
Natural da Galiza, o artista apresenta um conjunto de quadros que podem ser apreciados durante o horário da galeria instalada na Praça da Cidade.
Os trabalhos estão expostos de terça a quinta-feira entre as 10:00 e as 13:00 e das 15:00 às 19:00. À sexta, sábado e domingo, além do horário habitual, as portas da galeria também se encontram abertas entre as 21:00 e as 23:00.
Natalio Arnoso nasceu em Perlio-Fene (1943, La Coruña). Aos 15 anos de idade iniciou os estudos de pintura em Ferrol, na Oficina de Carlos Villamil.
Quando terminou os estudos e depois de ter estado em Madrid, regressou a Ferrol e aí começou a sua vida profissional, fazendo exposições em Ferrol, Caracas, Madrid e também Vigo, cidade galega onde reside desde 1974.

S. JOÃO DA MADEIRA

Invasões francesas em palco

As Invasões Francesas são o tema em torno do qual gira a peça de teatro que vai estar nos Paços da Cultura de S. João da Madeira este sábado, às 21:45.
«Les cochons» é uma peça escrita e representada pelo Teatro Experimental Por Amadores Sanjoanenses (TEPAS).
Tem por base uma novela do escritor local João da Silva Correia, contida em «Farândola», que aborda a passagem das forças napoleónicas por S. João da Madeira.

SANTA MARIA DA FEIRA

«O Duplo amor» na biblioteca

O filme «O Duplo amor» é exibido este domingo, a partir das 21:45, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, numa iniciativa do Cineclube local.
A História de Leonard, um homem atraente, mas perturbado, que regressa à casa da sua infância depois de uma tentativa de suicídio. Aí, vê-se dividido entre duas mulheres, Michelle e Sandra, sem saber muito bem a qual das duas deve entregar o seu coração.
Um filme do realizador James Gray, com as estrelas Joaquin Phoenix, Moni Moshonov, Isabella Rossellini, Vinessa Shaw e Gwyneth Paltrow.

VALE DE CAMBRA

Pintura de Luis Valquaresma

«Paisagens» é o título da exposição de pintura, da autoria de Luis Valquaresma, que abre ao público este sábado, às 10:00, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.
A mostra deste jovem pintor autodidacta, natural de Vale de Cambra, pode ser vista de segunda a sexta-feira (entre as 10:00 e as 18:00) e aos sábados (10:00-13:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *