Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

LOGÍSTICA GLOBAL recebe missões empresariais internacionais

   Naquela que é uma das novidades do calendário de eventos organizados este ano pela EXPONOR, a LOGÍSTICA GLOBAL –  1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes recebe de 4 a 6 de Novembro próximo uma missão de negócios constituída por 20 empresários (das áreas de logística, transportes, operação de terminais de carga e exportação e importação de perecíveis) do Estado de Minas Gerais, sob promoção da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

     A comitiva brasileira é apenas uma entre várias que estarão de visita ao certame que a Feira Internacional do Porto dedica a toda a cadeia deste sector vital da economia portuguesa. A Confederação de Empresários de Pontevedra (Espanha), por exemplo, tem prevista a deslocação de altos representantes de 30 firmas galegas com actividade na área.

     A sub-secretária de Estado do Ministério das Infraestruturas da Polónia, Anna Wypych-Namiotko, também confirmou a sua presença na LOGÍSTICA GLOBAL e no seminário paralelo organizado pela Embaixada da Polónia em Portugal, destinado a abordar a condição e os desafios da economia marítima e dos transportes – vectores fundamentais da logística nacional e global, de grande impacto na rendibilidade dos negócios, sobretudo agora, em contexto de crise mundial.

     À distância de pouco mais de um mês, a 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes assegurou igualmente a participação de várias entidades institucionais públicas e privadas de peso. A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) é uma delas, mas da lista fazem também parte o Porto de Luanda (Angola), o Porto de Vigo (Espanha), a ANA – Aeroportos de Portugal, a CP Carga – Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias, a AICEP Global Parques, a Tertir (Grupo Mota-Engil), os CTT – Correios de Portugal, a Agility Transitários, a David José de Pinho Filhos e a Admar Shipping – Services, entre muitos outros. 

Pólo aglutinador de soluções 

      Desenhada em colaboração com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), a feira surge para funcionar como «pólo aglutinador da massa crítica mais representativa» da actividade em Portugal, não descurando o «estabelecimento de pontes e abertura de portas empresariais internacionais», como recorda o director da LOGÍSTICA GLOBAL 2009, António Proença.

     «A actualidade e a evolução desta área de actividade mostra ser imperativo a criação de um local que sirva como ponto de encontro entre os que apresentam as mais modernas soluções, em termos de serviços de logística e transportes, e os que as procuram para fazer face a um mercado cada vez mais exigente e competitivo», concretiza António Proença. O responsável da EXPONOR vê a logística como um «sector determinante», quer na perspectiva do consumidor quer no ponto de vista da produção, «para a percepção da qualidade e eficiência dos produtos que a ele recorrem, sendo um factor influenciador na determinação dos preços finais».

     A LOGÍSTICA GLOBAL surge, pois, num contexto muito preciso. «A crescente globalização dos mercados internacionais, a fragmentação e a subdivisão geográfica das várias etapas do processo produtivo, a busca de diferenciação competitiva pela rapidez na entrega, pela capacidade de personalização dos produtos e pelo diminuir da margem de comercialização, entre outros, são realidades que têm conduzido as empresas a recorrerem cada vez mais à incorporação e/ou subcontratação de serviços ao nível da logística, dos transportes e de soluções de armazenagem», argumenta António Proença, a pensar na necessidade de actualização dos processos operacionais no segmento, para que, em face do actual contexto económico, o tecido empresarial possa continuar a pugnar pela eficácia a custos controlados.

     O acontecimento abrangerá toda a cadeia logística (ver Ficha Técnica em anexo) e tem como destinatário os profissionais do ramo ligados ao processo produtivo, grossistas, cadeias de retalho, importadores, exportadores, empresas de serviços, autarquias, enfim, aqueles que, enuncia o director da feira, «buscam soluções práticas, lógicas e rápidas para os seus processos».

     Outra das mais-valias da mostra derivará das manifestações complementares (conferências, seminários e “workshops”) que funcionarão paralelamente no Centro de Congressos da EXPONOR – transformado numa plataforma de troca de ideias e experiências de todo o sector. 

Ficha Técnica:

LOGÍSTICA GLOBAL 2009 – 1.ª Feira de Logística, Serviços e Transportes

Data: de 4 a 6 de Novembro de 2009

Horário: das 10h00 às 20h00, todos os dias

Organização: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

Em exposição: armazenagem e gestão de “stocks”; elevação, movimentação, manipulação e tratamento de cargas; embalagem, acondicionamento e etiquetagem de mercadorias; infraestruturas logísticas (portos, aeroportos, ferrovia, plataformas logísticas); imobiliário logístico e parques empresariais; transporte de mercadorias (rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário e intermodal); serviços de logística (operadores, transitários e despachantes); sistemas de logística integrada; sistemas de segurança; tecnologias de informação e comunicação, “software” para a logística e transportes; logística inversa; serviços diversos (banca, seguros, consultoria especializada, ensino e formação)

Perfil do visitante: todos os profissionais ligados ao processo produtivo, grossistas, cadeias de retalho, importadores, exportadores empresas de serviços, autarquias, etc, que busca soluções práticas, lógicas e rápidas para os seus processos. Ou seja, soluções que resolvam com rapidez os seus problemas técnicos de funcionamento e que aumentem a rentabilidade dos seus negócios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Sou estudante da faculdade de Economia do Porto do Mestrado de Economia e gestão Internacional e gostava de visitar e conhecer em pormenor a feira.Como posso faze-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *