Santo Tirso, Sociedade

Já arrancaram as obras da Loja do Cidadão de Segunda Geração (Loja 2G) – Santo Tirso

Já começaram as obras da Loja do Cidadão de Segunda Geração (Loja 2G) de Santo Tirso que se irá localizar na Av. Sousa Cruz, em frente à Escola São Rosendo, nas lojas contíguas às instalações da Segurança Social. A nova Loja do Cidadão de Segunda Geração de Santo Tirso implica um investimento de cerca de dois milhões e trezentos mil euros e abrirá ao público no início do próximo ano. 

A nova Loja 2G de Santo Tirso decorre do protocolo celebrado entre o Município de Santo Tirso e o Governo (Agência para a Modernização Administrativa e a Estrutura de Missão Lojas do Cidadão de Segunda Geração) e que foi assinado no dia 6 de Outubro de 2008, no salão nobre dos Paços do Concelho de Santo Tirso na presença de três Secretários de Estado: o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques e o Secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira. 

O QUE É UMA LOJA DO CIDADÃO DE SEGUNDA GERAÇÃO?

As novas Lojas do Cidadão (Lojas 2G) têm como objectivos centrais oferecer aos cidadãos e às empresas uma maior integração de serviços em função dos seus eventos de vida e racionalizar, geográfica e financeiramente, o modelo de distribuição de serviços públicos, sem perda de proximidade para o cidadão e com economias em termos de custos de instalação e exploração.

Deste modo, as novas Lojas 2G devem concentrar no mesmo espaço serviços públicos (da administração central e também municipal) e serviços privados conexos em função da procura e das necessidades existentes.

Assim, a nova Loja 2G de Santo Tirso – que vai ocupar uma área de atendimento de cerca de 1.800 m2 – vai disponibilizar os seguintes serviços:

  • Agência para a Modernização Administrativa – Balcão Multiserviços (cartão do cidadão, passaporte, “perdi a carteira”, etc…)
  • Instituto dos Registos e do Notariado (documento único automóvel, casa pronta, empresa na hora, etc…)
  • Direcção-Geral de Contribuições e Impostos
  • Câmara Municipal (processos de licenciamento e assuntos administrativos de vária índole)
  • Outros Serviços Privados
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *