Santo Tirso, Sociedade

Presidente da câmara municipal entregou mais 24 casas novas em areias – Santo Tirso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, inaugurou ao final da manhã do dia 19 de Setembro, o Conjunto Habitacional de Areias – construído no âmbito do Programa Municipal de Realojamento – entregando casas novas a mais 24 famílias carenciadas do concelho. 

A construção deste novo conjunto habitacional de Areias implicou um investimento por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso de 2, 1 milhões de euros, incluindo a construção dos fogos propriamente dita (4 T1, 12 T2, 6 T3 e duas residências autónomas destinadas a acolher, num processo pioneiro no nosso país, seis pessoas portadoras de deficiência sem qualquer retaguarda familiar) e a execução do novo arruamento. 

“Uma habitação condigna para estas famílias carenciadas de Areias” assim definiu o Presidente da Junta de Freguesia de Areias, Germano Rodrigues, a entrega de casas novas por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso a 24 famílias carenciadas da freguesia. O autarca aproveitou para “agradecer o empenho do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso na procura da resolução dos problemas de Areias, nomeadamente na área da Habitação e Exclusão Social”. 

“Falar em Habitação [Social] é falar de coisas reais, é cumprir um preceito constitucional e uma conquista de Abril, no que respeita ao direito que todos temos a uma casa condigna”, assim começou Castro Fernandes a sua intervenção, depois de ter saudado todos os presentes – incluindo os Vereadores Luis Freitas, Ana Maria Ferreira e José Pedro Machado, o Pároco de Areias, reverendo Padre Manuel António que benzeu as chaves e as novas habitações, o presidente da Junta e da Assembleia de Freguesia de Areias, o restante Executivo da Junta, e as cerca de duas centenas de pessoas presentes. 

Castro Fernandes não deixou de relevar que era “com muita alegria que estava mais uma vez em Areias”, no caso, para “inaugurar mais um conjunto habitacional integrado no Programa Municipal de Realojamento (PMR)”, adiantando que já foram entregues no âmbito do PMR “406 habitações de um total de 470 previstas” pelo que só podia estar satisfeito, disse, “por cerca de 87% do PMR já estar concluído, num investimento de 25 milhões de euros e que permitiu acabar com todas as barracas do concelho”. E não deixou de lembrar aos presentes que “só nos últimos anos foram investidos em Habitação (PMR e CDH) mais de 58 milhões de euros de que resultou a construção de 1 200 novas habitações a custos controlados em todo o concelho. 

Focalizando a sua intervenção em outras áreas de gestão municipal mas directamente ligadas a Areias, Castro Fernandes, não deixou de enumerar alguns investimentos já concluídos, nomeadamente o PMR (2, 1 milhões de euros) e a Ligação do Cemitério ao Lugar de Sande (300 mil euros). E concluiu, avançando com três novidades para a população de Areias: A Câmara Municipal de Santo Tirso vai ajudar na recuperação do Salão Paroquial; será lançada muito em breve a primeira pedra da Capela Mortuária ; e está, por dias, a abertura do concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde de Areias (um milhão de euros).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *