Matosinhos, Sociedade

Inauguração do Serviço Ferroviário de Passageiros da Linha de Leixões – Matosinhos

Já é possível viajar de comboio entre Ermesinde e Leça do Balio. A viagem inaugural decorreu dia 9 de Setembro, pelas 11 horas, após uma sessão de inauguração que decorreu no Centro Cultural de Leça do Balio e que contou com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Dra. Ana Paula Vitorino, e do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto.

Tal como ficou programado numa visita de trabalho que a Secretária de Estado dos Transportes efectuou a Matosinhos no dia 22 de Maio, por altura da apresentação da vertente técnica desta projecto conjunto entre autarquia, CP e Refer, a inauguração novo serviço ferroviário de passageiros da Linha de Leixões decorreu no momento exacto para servir as populações na abertura do ano escolar 2009/2010.

Esta linha, que atravessa quatro concelhos (Matosinhos, Maia, Valongo e Porto) era apenas utilizada para o transporte de mercadorias, implicando um movimento diário de cerca de 12 comboios. Agora ao serviço dos passageiros, os comboios vão circular entre as estações de Ermesinde e Leça do Balio, com paragem em S. Gemil e S. Mamede de Infesta. Um percurso que demora cerca de 16 minutos e que se estima que irá servir cerca de 2,9 milhões de pessoas por ano.

O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, mostrou-se visivelmente satisfeito com a reactivação da Linha de Leixões que vai aumentar ainda mais a mobilidade no interior do concelho, bem como do concelho para outras áreas da Área Metropolitana do Porto. Este serviço vai ser assegurado por 55 composições por dia e por sentido de Segunda a Sexta-feira. Os passageiros vão ter ao seu dispor um comboio de 30 em 30 minutos à hora de ponta e com um comboio por hora e por sentido nos restantes períodos. Aos fins-de-semana, estarão assegurados 35 comboios diários. A curto prazo, esta linha deverá ser estendida até Leixões, estando também prevista a ligação da mesma a Campanhã e a respectiva integração no Andante.

A abertura ao público do serviço ferroviário de passageiros decorreu também num timing particularmente feliz para o concelho de Matosinhos, em particular para a freguesia de Leça do Balio, que recebe entre os dias 10 e 13 de Setembro a Feira Medieval – Os Hospitalários no Caminho de Santiago, um evento que atrai anulamente milhares de visitantes e que tem como principal objectivo promover os Caminhos de Santiago no Concelho de Matosinhos, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, através da recriação da época medieval, com os seus costumes, tradições e vivências. Este ano, os visitantes poderão optar pelo comboio evitando as dificuldades de estacionamento ou os constrangimentos de trânsito inerentes a eventos com um vasto público como este.

Na cerimónia de inauguração, que decorreu no Centro Cultural de Leça do Balio, paredes meias com a Junta de Freguesia e com uma vista privilegiada para o magnífico Mosteiro de Leça do Balio, marcaram presença diversas entidades, a destacar o Eng.º José Francisco Cardoso de Reis, Presidente do Conselho de Administração CP; o Eng.º Luís Filipe Melo e Sousa Pardal, Presidente do Conselho de Administração REFER; Dr. Ricardo Fonseca, Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto; Eng. Matos Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da APDL; Eng. Agostinho Gonçalves, Governador Civil do Porto; Guilherme Vilaverde, Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Francisco Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, entre outros. Destaque também para a presença de todo o executivo da Câmara Municipal.

Depois da cerimónia, seguiu-se a viagem inaugural entre Leça do Balio e Ermesinde, com paragens nas estações de s. Mamede de Infesta e S. Gemil e regresso a Leça do Balio. Uma viagem com lotação praticamente esgotada uma vez que foram muitos os cidadãos que fizeram questão de se associarem a este momento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *