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PORTOJÓIA: Nanotecnologia (re)vesteouro com cores e efeitos surpreendentes

 Um consórcio nascido da investigação e desenvolvimento (I&D) da Universidade do Minho (UM) – e que tem associados num desígnio comum a sua congénere de Coimbra e 10 empresas da indústria de ourivesaria e joalharia – apresentará durante a PORTOJÓIA – 20.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria (na EXPONOR de 23 a 27 próximos) os últimos revestimentos coloridos e efeitos que a ciência permite conferir ao ouro.

     «Absolutamente inovador ao nível mundial», o projecto Gradouro vem, segundo Filipe Samuel Silva, director-adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da UM e um dos dínamos deste esforço académico-empresarial, «alargar muitíssimo» as valências de concepção de peças de ourivesaria e joalharia e «abrir portas de novos mercados» ao tecido empresarial nacional do sector. Permite uma paleta variada de cores e doravante facultará aos designers de jóias a possibilidade de projectar adornos com efeitos completamente distintos e surpreendentes dos usuais. Algumas da cores são obtidas recorrendo a nano-partículas de ouro.

     «As nanotecnologias aplicadas a esta indústria vêm ainda responder com maior eficácia aos desejos dos consumidores, receptivos que estão a peças com novos efeitos, conforme diversos estudos de mercado realizados mostram», elucida Filipe Samuel Silva.

     A primeira apresentação pública destes últimos desenvolvimentos acontecerá durante a PORTOJÓIA, que em 2008 já havia sido rampa de lançamento de novas tonalidades para o nobre metal. 

Esforços agregam duas universidades,

10 empresas e uma associação 

     A formação do consórcio Gradouro visa a criação de um Pólo de Inovação na área dos metais preciosos, tendo como principal objectivo dotar as empresas de materiais e processos de ponta no domínio da joalharia e/ou ourivesaria. O projecto, com o apoio da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), pretende constituir-se num centro de reconhecido mérito a nível global, com o propósito final de fornecer ferramentas que auxiliem a afirmação – à escala internacional – das empresas do grupo Gradouro (A. J. Amorim, Artejóia, Brior, Farilu Joalharias, Fernando Rocha Joalheiro, Lusogold, Maya Jóias, Mumadona, Ouronor e Ouropa – Pedro Rosas). A iniciativa tem a pretensão de submeter uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e ganhará corpo numa instituição sem fins lucrativos, como explicou Filipe Samuel Silva.

     «Para já, possuímos quatro patentes, duas delas à espera de análise», refere o investigador, convencido de que o consórcio e os seus trilhos serão de «substancial importância» para o sector, «em face das necessidades concorrenciais dos mercados actuais».

     A competitividade e a atractividade do mercado da joalharia motiva igualmente a UM na organização de um seminário, no dia 25 (sexta-feira), às 15:00, no Auditório A6 do Centro de Congressos da EXPONOR, inserido no programa de manifestações complementares da PORTOJÓIA 2009.

     A promoção e a comunicação em joalharia (do “merchandising” visual no retalho, passando pela imagem das marcas e pela importância da Internet como veículo de criação de imagem e angariação de novos clientes), a diferenciação da oferta (sobretudo pela aplicação de novos efeitos, cores e texturas nos artigos de ourivesaria, mas sem esquecer o papel e o impacto das feiras internacionais no sucesso comercial das marcas) e as novas oportunidades no mercado mundial (através da aposta contínua na inovação aplicada à indústria portuguesa do ouro) são alguns dos painéis em preparação, que reunirá alguns especialistas nas matérias.

     A jornada de trabalho destina-se, sobretudo, a profissionais de ourivesaria e distribuição; técnicos industriais e ourives, joalheiros, designers de joalharia e quadros de associações com interesses no sector. 

PORTUGAL FASHION abrilhanta os 20 anos da feira 

     Katty Xiomara, Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Rita Bonaparte, Diogo Miranda, Celso Assunção (Celsus), Elisabeth Teixeira (Leuna), Jordann Santos, Carlos Gil e Fátima Lopes são os estilistas do PORTUGAL FASHION já confirmados para a passarela da 20.ª PORTOJÓIA. O desfile está programado para as 18,30 horas da próxima quarta-feira (dia 23) e acontecerá na galeria de acesso ao Pavilhão 6, com a pompa que a 20.ª vela da Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria e a circunstância característica de uma passarela do quilate do PORTUGAL FASHION.

     Os modelos desfilarão igualmente colecções de jóias criadas e produzidas por reputados fabricantes e marcas portuguesas, expositoras da PORTOJÓIA. Entre eles, e confirmados até à data, encontram-se Razza Jóias, Marques & Gomes, Flamingo, Ourival, Eugénio Campos, CA Jóias, LN Jóias, Perídeo, Ouropa e Brijóia.

     A colaboração nasceu fruto um protocolo estabelecido entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), e, numa lógica de reciprocidade, permitirá ao PORTUGAL FASHION ganhar outro brilho, pois que passará a contar com alta joalharia na sua passarela do Porto, assegurada por designers, empresas e marcas expositoras da PORTOJÓIA.

     No fundo, o acordo vem criar mais uma oportunidade para a valorização dos dois certames, integrando duas áreas complementares, onde a qualidade e a genuinidade dos produtos portugueses se alia ao design mais inovador e à criatividade contemporânea. 

Concurso de Design regressa 

     A 20.ª  Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria regressará com as mais representativas e prestigiadas empresas do sector (são cerca de 170 nesta edição). E para além de voltar com a melhor oferta da indústria e comércio, a exposição chegará de mão dada com duas iniciativas em que os profissionais se revêem: o Espaço Criadores e o Espaço Escola – um par de complementos dinâmicos que conferem mais-valias ao evento no seu todo.

      O primeiro acolhe designers e autores de jóias – dos consagrados aos novos talentos, em potência ou já evidentes -, sedimentando assim as relações entre os criadores e o mundo empresarial, ao fomentar a diferenciação pela inovação, pela criatividade, pelo design e pela qualidade.

      Já  o Espaço Escola volta a franquear portas à força formativa do sector em Portugal. E não só, pois que o projecto tem acolhido instituições de ensino profissional de outros países, sobretudo de Espanha.

      Outro regresso é o do PORTOJÓIA DESIGN, três anos volvidos sobre a última edição. A iniciativa estreou-se em 2003, com o intuito de estimular a criatividade dos estudantes e formandos de design de jóias e de cursos de ourivesaria. E volta agora à ribalta, depois de quatro edições terem acolhido 195 criações originais e permitido quatro vencedores, um segundo prémio, um terceiro prémio e 14 menções honrosas.

     A quinta edição – de tema livre – acolheu 11 peças candidatas, representativas de cinco instituições formativas: Engenho & Arte – Escola de Joalharia Contemporânea, Contacto Directo – Escola de Joalheiros, Escuela Técnica de Joyería del Atlântico (Vigo), Instituto Europeo de Diseño (Madrid) e Escuela Massana – Centre d’Art i Disseny (Barcelona).

     O protótipo do projecto vencedor (cujo anúncio acontecerá na quarta-feira, às 18,15 horas, na galeria de acesso ao Pavilhão 6, antes do desfile “Portugal Fashion”) será produzido e, caso exista viabilidade, será comercializado exclusivamente por uma empresa do ramo (a António Marinho, Lda), que pagará ao vencedor o correspondente a cinco por cento sobre o preço de revenda (à saída da fábrica) da peça vencedora.

     E os candidatos são: Marta Garcia Arcos, Fernanda Moreira Leite, Maria João Cardoso, Diana Andreia Ferreira Pedro, Patrícia Caroço Amaro, Aldara Ventoso Garcia, Patrícia de Jesus Gonçalves, Sofia Marina Fernandes da Mata (que criou um alfinete inspirada nas saquetas de chá), Paulo José da Cruz Cordeiro, Daniel Rivas Fernandez e Paulo M. F. Marques. Os trabalhos podem ser vistos no “stand” B60 da feira. 

Actividades paralelas à feira: 

Dia 23 (quarta-feira) 

Cerimónia de entrega de prémios da revista “Jóiapro” aos melhores lojistas do ano

12:00, na galeria de acesso à feira (Pavilhão 6)

Org.: Revista Jóiapro 

Anúncio do vencedor e entrega do prémio do concurso “Portojóia Design”

18:15, na galeria de acesso ao Pavilhão 6, antes do desfile “Portugal Fashion”

Exposição de todos os projectos candidatos está montada no “stand” B60, no Pav. 6

Org.: EXPONOR 

Desfile “Portugal Fashion”

18:30, na galeria de acesso ao Pavilhão 6

Org.: EXPONOR/Portugal Fashion 
 

Dia 24 (quinta-feira) 

Seminário “Coaching para a Excelência Empresarial”

14:30, no Centro de Congressos da EXPONOR

Org.: AEP – Formação e Conhecimento 

Dia 25 (sexta-feira) 

Seminário “Competitividade e atractividade no mercado de ourivesaria/joalharia”

15:00, no Auditório A6 do Centro de Congressos da EXPONOR

Org.: Universidade do Minho 

Actividades do Casino Solverde

Pav. 6, no”stand” G60

Org.: Casino Solverde 

“Espaço Escola”

Pav. 6

Org.: Exponor 

“Espaço Criadores”

Pav. 6

Org.: Exponor 

“Precious Sound” – Espaço de Lazer

Pav. 6, no “stand” D52

Org.: Exponor / Beira Douro Cafés 

Síntese:

PORTOJÓIA 2009 – 20.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria

Data: de 23 a 27 de Setembro de 2009

Horário: das 10:00 às 20:00, de quarta-feira a sábado; das 10:00 às 19:00, no domingo (último dia)

Produtos em exposição: ourivesaria, joalharia, relógios, prata decorativa, embalagens, maquinaria, sistemas de segurança, “software”

Perfil do visitante: profissionais (entrada interdita a menores de 14 anos)

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

N.º  de expositores (directos) em 2008: 175

N.º  de visitas da última edição: 13.010

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