Póvoa de Varzim, Sociedade

“Limpar o Mundo” em Rates, Amorim e Póvoa de Varzim

Amorim, Rates e Póvoa de Varzim participam, este ano, na nova edição de “Limpar o Mundo, Limpar Portugal”, dinamizada, localmente, pelo Pelouro do Ambiente, e que decorre nos das 18 e 19 de Setembro.
Em Amorim e Rates as Juntas de Freguesia desafiaram os alunos das EB1 das freguesias a participar nesta acção de recolha de resíduos que decorre a nível global. Assim, professores e alunos da EB1 Granja e da Praça, de Rates, e EB1 de Amorim vão reunir-se no dia 18 para, durante todo o dia e com a ajuda da população, procederem à limpeza da zona envolvente às suas escolas.
No dia 19 é a vez de os bairros Norte e Mariadeira receberem a iniciativa, mais uma vez com o apoio das associações respectivas – o Centro de Desporto e Cultura JuveNorte e a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira. 
“Limpar o Mundo, Limpar Portugal” é um movimento ao qual a autarquia poveira aderiu em 1998, tornando-se membro da associação Clean Up the World em 2004. Pretende sensibilizar e alertar a população para a necessidade de adoptar um papel responsável na manutenção dos espaços públicos, tornando-a um actor fundamental também na preservação do meio ambiente. A Câmara Municipal, enquanto dinamizadora da acção a nível local, fornece os sacos e as luvas para recolha de resíduos.
O movimento nasceu em 1989, pela mão de Ian Keiernan, velejador australiano, e tornou-se, a pouco e pouco, um movimento global. No primeiro ano em que se realizou, “Limpar o Mundo” reuniu 40 mil voluntários para efectuarem a limpeza do porto da cidade de Sydney.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *