Póvoa de Varzim, Sociedade

Excursão à Nossa Senhora da Alegria recupera tradição poveira – P. Varzim

A 21 de Setembro o Centro de Desporto e Cultura JuveNorte promove uma excursão até à Capela de Nossa Senhora da Alegria, um ritual poveiro que tem sempre lugar na segunda-feira a seguir ao “Domingo das Dores”.
De facto, a Festa de Nossa Senhora das Dores tem, na Póvoa de Varzim, o seu ponto alto a 20 de Setembro com a Procissão, que incorpora centenas de penitentes, na maioria descalços e com velas do seu tamanho na mão ou representativas da parte do corpo onde se pretende que ocorra a cura. Como forma de celebrar a alegria em detrimento da dor, os poveiros começaram, na década de 60, a visitar a Senhora da Alegria, no dia após a Procissão.
Nesta excursão, a JuveNorte incorporou a visita a outros Santos aos quais os poveiros são também devotos. Por isso, a peregrinação começa bem cedo, com partida da Póvoa de Varzim às 6h15. O ponto de encontro é a sede da JuveNorte, seguindo depois para a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde, às 6h30, se vão recolher mais peregrinos. Dali, seguem para os santuários de Santo Ovídio, S. Bento de Vairão e Santa Eufémia antes de chegar à Nossa Senhora da Alegria, na Trofa (Maganha – S. Gens). Ali será celebrada a Missa, após a qual os peregrinos partem para S. Romão, seguindo depois para Santa Rita e parando na Nossa Senhora da Saúde para o almoço. Os próximos locais de visita são o santuário de Santa Maria Adelaide e o Senhor da Pedra, onde, após o lanche, se dá a viagem de regresso a casa.
As inscrições estão abertas até à lotação do autocarro. Com um custo de 10€ por pessoa, podem ser feitas através do número 965 358 899.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *