Desporto, Vale de Cambra

Torneio de Futsal junta a «nata» da formação – Vale de Cambra

O 1º Torneio Nacional de Futsal Jovem «Cidade de Vale de Cambra 2009» vai iniciar-se esta segunda-feira, decorrendo até ao dia 20 do corrente. Vão participar 20 equipas e cerca de 1.200 futsalistas.

A competição vai ser disputada por equipas de vários distritos, entre elas as maiores potências da modalidade, e os clubes que melhor formam em Portugal.

O Torneio destina-se aos cinco escalões formativos – escolas, infantis, iniciados, juvenis e juniores – e contará com os seguintes clubes: Benfica (Lisboa); Sporting (Lisboa); Boavista (Porto); Amanhã da Criança (Porto); Freixieiro (Matosinhos); Modicus (Gaia); Juventude de Gaia (Gaia); Fundação Jorge Antunes (Vizela); Miramar (Gaia); Académico de Burgães (Vale de Cambra); ACR Fustal (Vale de Cambra); GCD Lordelo (Vale de Cambra); Beira Mar (Aveiro); Gafanha Futsal (Aveiro); Barrô (Aveiro); Futsal Azeméis (Oliveira de Azeméis); PARC Pindelo (Oliveira de Azeméis); GCD Ossela (Oliveira de Azeméis); Dínamo Sanjoanense (S. João da Madeira); e Lamas Futsal (Santa Maria da Feira).

A prova será disputada em quatro pavilhões: pavilhão municipal de Vale de Cambra, no pavilhão Ilídio Pedro, em Lordelo, no pavilhão da Escola Secundária de Vale de Cambra e no pavilhão do GCR Ossela. E o respectivo orçamento anda pelos quatro mil euros.

A organização está a cargo do Clube Desportivo Académico de Burgães e da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

José Pinho, o presidente do Académico de Burgães, definiu o Torneio como «um projecto arrojado» lançado pela sua colectividade.

«Que Vale de Cambra seja um pólo formativo a nível nacional», almejou o dirigente. Disse que o concelho tem «valores» fustalistas que já mereciam um palco onde se mostrarem.

«Temos capacidade para ir mais longe», declarou.

José Bastos, o presidente da Câmara, manifestou a sua satisfação pelo facto de Vale de Cambra se preparar para ostentar o estatuto de «capital do futsal, durante seis dias dias».

O autarca considerou que o município sairá a ganhar com a realização desta competição, tanto do ponto de vista do fomento desportivo, como em termos de divulgação das suas atracções turísticas.

O ex-técnico da selecção nacionalde futsal, Luís Almeida, salientou o pioneirismo do Torneio.

«Nunca foi realizado um Torneio desta envergadura», testemunhou.

José Lima, seleccionador de futsal do distrito de Aveiro, perspectivou a realização de «um evento de grandeza ímpar».

O presidente José Bastos ainda informou que se as contas finais do evento superarem os quatro mil euros previstos a Câmara também assumirá o valor em excesso.

O edil considerou que a organização fez «quase um milagre» ao alinhavar um orçamento tão baixo.

Manuel Augusto Carvalho, o vice-presidente da Autarquia, informou a respeito que muitas instituições concelhias vão colaborar graciosamente com a organização do 1º Torneio Nacional de Futsal Jovem «Cidade de Vale de Cambra 2009».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *