Arouca, Desporto, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Selecção Nacional Cadete de Mérito!

Pedro Monteiro, atleta da Selecção Nacional de Cadetes Masculinos, recebeu hoje, na Escola ES/3 D. Egas Moniz, em Resende, o Prémio de Mérito, que distingue os melhores alunos de 2009, no âmbito do «Dia do Diploma» instituído pelo Ministério da Educação.  

Para além do galardão, no valor de 500 euros, Pedro Monteiro recebeu também um diploma alusivo à distinção de ter sido o aluno com melhor média de conclusão do ensino secundário daquele estabelecimento de ensino, onde completou o 12.º ano de escolaridade com a média de 18 valores em Ciências e Tecnologia. 

Pedro Monteiro tem 18 anos e 1,93 metros de altura e, tal como os seus companheiros na Selecção Nacional, representou, na época desportiva de 2008/2009, o Clube Desportivo e Recreativo da Juventude de Anreade, que venceu o campeonato da III Divisão de seniores masculinos e esta época disputará a II Divisão. 

O facto de ter integrado o estágio permanente das selecções jovens de masculinos, de estar sujeito a uma elevada carga horária de treino e de se encontrar grande parte do ano longe de familiares e amigos não foi impeditivo do seu excelente aproveitamento escolar, sendo Pedro o exemplo mais visível de que é possível conciliar a prática do desporto de alta competição com os estudos.

O enquadramento pedagógico dos atletas é, aliás, um dos aspectos mais relevantes no projecto da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), que arrancou em 2007 e visa o desenvolvimento das selecções mais jovens, sobretudo, o «municiamento» de atletas para a Selecção de Seniores, e inclui um protocolo de cooperação assinado com a Câmara Municipal de Resende.  

As selecções mais jovens de masculinos encontram-se, desde ontem, em estágio permanente até Agosto de 2010, estando alojados em duas moradias situadas no centro de Resende, adquiridas pelo Município, e a realizar a sua preparação no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade, igualmente em Resende.

Simultaneamente, o enquadramento pedagógico dos atletas, algo essencial no projecto federativo, é feito na Escola ES/3 D. Egas Moniz e no Externato D. Afonso Henriques. 

Estas selecções mais jovens, integradas por alguns dos valores que, juntamente com alguns atletas que estão já a trabalhar nos seniores, irão reforçar e renovar a selecção de seniores masculinos na caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Londres 2012. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *