Arouca, Sociedade

Serviço de Urgência Básica «pronto a funcionar» aguarda recursos humanos – Arouca

O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Arouca «está pronto a funcionar» e a sua abertura deverá acontecer durante o mês de Setembro, disse o presidente da autarquia, José Artur Neves.

Em declarações à EDV Informação, o autarca sublinhou que as instalações – numa ala do centro de saúde local – e os equipamentos «encontram-se operacionais».

«O SUB está pronto a funcionar neste momento, faltando apenas os recursos humanos, uma situação que a Administração Regional de Saúde do Norte espera resolver a curto prazo», afirmou.

«É um espaço com muita qualidade», frisou.

«A adaptação que foi feita numa ala do centro de saúde vem responder de modo muito positivo a um serviço de urgência verdadeiramente, coisa que não tínhamos até agora», disse.

José Artur Neves acrescentou ter garantias, da parte do Ministério da Saúde, de que o SUB abrirá portas durante este mês.

Os SUB são unidades com um mínimo de dois médicos, dois enfermeiros e meios de diagnóstico permanente.

Estas unidades, resultantes da reestruturação da rede nacional de urgências, destinam-se ao atendimento de situações urgentes numa lógica de proximidade para com as populações.

No organigrama da nova rede, o SUB constitui o primeiro nível de acolhimento a situações de urgência, de cariz médico não cirúrgico, à excepção de pequena cirurgia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *