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Calçado lança nova imagem e plano de promoção no estrangeiro

A nova imagem institucional da indústria portuguesa de calçado pretende marcar «um momento de viragem» no sector, anunciou fonte da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).

A nova imagem – assente no «slogan» «Portuguese Shoes: Design by the Future» – propõe-se «reposicionar o calçado português no plano externo, apostando numa imagem moderna, camaleónica [o logótipo muda de cor em função dos ambientes] e que faz a apologia da ambição e do futuro».

A imagem, da autoria da empresa «37 Design», «é inspirada na iconografia típica portuguesa, assenta num selo de qualidade e pretende assumir-se como um cunho de sofisticação e inovação permanente».

Semelhante à anterior imagem corporativa, mas com a palavra «qualidade» a ser substituída por «design», o novo logótipo pretende marcar «um momento de viragem do sector», que «se volta para o futuro e aposta, como nunca, nos mercados externos».

«A nova imagem será agora alvo de uma forte campanha internacional», refere a APICCAPS, acrescentando que esta é «uma das grandes prioridades para o sector».

A «Portuguese Shoes: Design by the Future» será a terceira imagem institucional do calçado português.

A nova imagem institucional da indústria portuguesa de calçado e a estratégia de promoção externa para os próximos anos – apresentadas esta terça-feira – enquadram-se na aposta do sector em «se afirmar internacionalmente como um produtor de excelência».

«Impunha-se que este novo estádio de desenvolvimento do sector fosse acompanhado pela redefinição da sua imagem institucional e por uma forte campanha de promoção no exterior», referiu APICCAPS.

Em 2008, as exportações portuguesas de calçado somaram 1.348 milhões de euros, mais 2,15 por cento do que no ano anterior e em alta pelo terceiro ano consecutivo.

Actualmente, esta indústria representa cinco por cento da produção, sete por cento das exportações e 17 por cento do emprego a nível europeu.

As 1.151 empresas registadas em Portugal em 2007 davam emprego a perto de 34 mil pessoas, produzindo 76,2 milhões de pares de sapatos por ano, 69,6 milhões dos quais para exportação (91,4 por cento).

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