Tecnologia, Vale de Cambra

Vale de Cambra adere ao projecto «Rua LED»

A avenida Infante D. Henrique, na cidade de Vale de Cambra, passa este sábado, a partir das 21:30, a ser iluminada por lâmpadas «LED», da empresa «Energia Viva», segundo informou a Câmara Municipal de Vale de Cambra.

«É uma experiência-piloto», referiu José Bastos, o presidente da Câmara, que informou representar, para o Município, um investimento de cinco mil euros.

O autarca explicou que, segundo promessa da Energia Viva, as novas lâmpadas a instalar na avenida registarão uma redução de consumo de 60 por cento, por comparação com as lâmpadas tradicionais.

A empresa assinalou, também, que a tecnologia LED melhora a qualidade da iluminação e reduz a emissão de dióxido de carbono.

A Energia Viva está a testar esta iluminação em vários municípios, entre eles o de Santa Maria da Feira.

José Bastos qualificou de «pequena experiência» a instalação na avenida Infante D. Henrique, realçando que as as lâmpadas LED «são extremamente caras». Por isso, o edil quer comprovar a eficiência das mesmas, assim como a poupança que proporcionam.

«O consumo energético de uma câmara municipal começa a comportar valores consideráveis», afirmou. Daí ter considerado que mais municípios poderão aderir ao LED se este sistema confirmar as vantagens que proclama.

O presidente do Executivo de Vale de Cambra sublinhou ainda os ganhos, em termos de eficiência energética, passíveis de serem atingidos, através do controlo, por meios tecnológicos, do fluxo energético da iluminação pública de uma localidade.

A tecnologia LED – assinalou – poderá controlar o fluxo energético «rua a rua» e, até, «lâmpada a lâmpada» e adequá-lo às diferentes horas do dia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Os meus parabens para o Municipio de Vale de Cambra pela iniciativa.
    De facto a qualidade de iluminação é bastante superior. São iniciativas deste género que precisamos para Vale de Cambra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *