Cultura, Santo Tirso

Meninos de ninguém – o retrato das problemáticas infantis e juvenis – Santo Tirso

Meninos de Ninguém é uma obra de grande jornalismo e é uma obra de grande humanidade”. Estas são as palavras do professor, escritor e presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, sobre o livro Meninos de Ninguém, da autoria de Ana Cristina Pereira e que vai agora ser apresentado publicamente em Santo Tirso. A apresentação decorre na quinta-feira, dia 10 de Setembro, às 10h00, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, e vai contar com a presença do Padre Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Antipobreza.

Ana Cristina Pereira estudou Comunicação Social na Universidade do Minho. É jornalista do Público desde 1999. Dedica-se, sobretudo, às temáticas de exclusão social como a pobreza, os tráficos, as dependências, as piores formas de trabalho infantil, a delinquência juvenil, a violência intrafamiliar, a reclusão, as migrações e as minorias. Meninos de Ninguém é o seu primeiro livro.

“Aquilo que é a exclusão social, a precariedade, o sofrimento, nas áreas do crime e noutras que lhe estão próximas, de que nós temos apenas uma referência remota ou que vemos tratado tantas vezes com sensacionalismo, chegam-nos aqui em estado multifacetado, rigoroso”, sublinha José Manuel Mendes no seu comentário a esta obra. “A Ana Cristina Pereira sabe que ‘less is more’, sabe que as palavras devem ter um grau elevado de propriedade, sabe que as palavras são um lugar de rigor e de precisão, (…) Este livro tocou-me. É uma viagem dorida, extremamente dorida. E, apesar de tudo, extremamente iluminante para o outro”, remata. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *