Matosinhos, Sociedade

Presidente da Câmara abriu Encontro Europeu de Escolas de Segunda Oportunidade – Matosinhos

Este ano coube a Matosinhos a organização do Encontro Europeu de Escolas de Segunda Oportunidade. Portugal está representado pela Associação para a Educação de Segunda Oportunidade (AE2O) que criou a primeira Escola de Segunda Oportunidade em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).

O Encontro teve início com uma Conferência Inaugural, presidida pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e que se realizou dia 26 de Agosto, pelas 10 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estando ainda prevista a realização de vários workshops, divididos entre a Escola Óscar da Silva e o Centro de Desportos e Congressos, ambos em Matosinhos.

Actualmente a E2C-Europa é constituída por 31 membros de vários países europeus, sendo os seus principais objectivos a organização de intercâmbios e a transferência de conhecimentos e experiências entre cidades e organismos que trabalham com o mesmo grupo-alvo e objectivos; assistir as cidades e organismos colectivos que desejem criar uma Escola de Segunda Oportunidade; promover o conceito europeu de Escolas de Segunda Oportunidade em geral.

O objectivo desta iniciativa é trabalhar em dois grupos – os adultos (professores, juntamente com formadores, jovens líderes e convidados externos) e os jovens das Escolas de Segunda Oportunidade (apoiados e liderados pelos formadores).

No próximo sábado, dia 29 de Agosto, este Encontro terminará com a Conferência Final e um Festival na praia de Matosinhos, que tomará a forma de um “mercado” multicultural – com barracas onde cada grupo poderá apresentar os trabalhos construídos nas oficinas, oferecer os “produtos” dos seus três dias de trabalho às pessoas que vêm de fora e uns aos outros. Para além do “mercado”, haverá também performances no palco, as apresentações de dança, música,etc…

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *