Póvoa de Varzim, Sociedade

Poder local e sociedade civil ajudam Casa de Santa Maria da Estela – novas actividades apresentadas ontem – P. Varzim

A beneficência fez, ontem, companhia aos livros na Biblioteca Diana Bar, onde decorreu a apresentação das várias actividades que se irão organizar a favor da Casa de Santa Maria da Estela, um lar de infância e juventude.
Instalada numa antiga habitação de dois pisos, a Casa carece ainda de melhores condições para que possa receber, mais comodamente, crianças e jovens em risco. No entanto, as parcas verbas disponíveis levam a que a Obra de Nossa Senhora do Rosário, instituição responsável pela Casa, lance vários apelos à sociedade.
Ontem, Câmara Municipal, Bike Point e Lions Club da Pávoa de Varzim responderam a este apelo e uniram esforços para que se consiga “colocar mais uma janela, mais uma porta, mais uma cama, na Casa de Santa Maria da Estela”, resumiu Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador, entre outros, do Pelouro do Desporto. “Temos que continuar a construir a Casa para todos aqueles que necessitam do nosso apoio”, defendeu o Vereador, explicando que uma das próximas acções de beneficência é a realização de um passeio Cicloturismo a 6 de Setembro, aberto à participação de todos. “Um pouco do que já está feito é um contributo de todos, daí que seja importante que a sociedade poveira perceba que é a sua envolvência que faz deste projecto um projecto maior”. 
Rosa Teixeira, da Casa de Santa Maria da Estela, elogiou a solidariedade da comunidade poveira. “Têm sido muitas as ajudas pessoais, económicas e até morais. Estamos convencidas que vamos conseguir terminar este projecto. A 1ª fase da requalificação da antiga casa estás quase terminada e já podemos estar lá com as crianças com mais comodidade. Mas agora que começámos, não queremos parar”, afirmou, aludindo, assim, à 2ª fase das obras que incluirá a construção de uma nova ala reservada aos quartos, o que permitiria que as actuais instalações albergassem apenas as zonas sociais. “Aquilo que puderem fazer pelas crianças, Deus vos pagará”, terminou Rosa Teixeira, em jeito de último apelo.

 

O Cicloturismo será a actividade que marca a estreia do Padrinho da Casa. Ele é Hélder Reis, apresentador do programa Praça da Alegria, e foi anunciado ontem por Lucinda Delgado, Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Póvoa de Varzim, que destacou o papel que o apresentador terá no sentido de dar mais visibilidade à Casa. Por motivos profissionais este não pode comparecer na conferência mas irá estar presente no arranque do Cicloturismo. Um exemplo que muitos podem seguir, pois mesmo que não queiram participar no passeio, podem contribuir efectuando a inscrição.
Manuel Zeferino, da Bike Point, explicou que o Cicloturismo é um passeio aberto a participantes de ambos os sexos, tem uma extensão de 18 quilómetros e arrancará, às 9h30, do Passeio Alegre, passando por Aver-o-Mar, Navais, Aguçadoura, Estela, Terroso e Amorim, terminando no Parque da Cidade. “Será feita em ritmo lento e desde que haja uma bicicleta e as rodas sejam redondas, não há dificuldade”, gracejou. O antigo vencedor da Volta a Portugal referiu ainda que o ciclista João Cabreira, um dos muitos amigos da Casa de Santa Maria da Estela, tentará marcar presença no passeio.
Importa referir ainda que o Cicloturismo decorre no âmbito do BikeCamp, a ter lugar a 5 e 6 de Setembro no Monte de S. Félix. A inscrição, no valor de 3 euros, pode ser feita no próprio dia e local do passeio, e as receitas revertem totalmente a favor da Casa, sendo que a organização oferece uma t-shirt. No domingo, serão também sorteados os prémios entre todos os participantes.
Pelo Núcleo do Lions Club da Póvoa de Varzim, Teresa Gomes referiu que “o nosso projecto de trabalho durante o próximo ano será na maioria para a Casa de Santa Maria da Estela”. Assim, muitas serão as actividades desenvolvidas, entre as quais o Magusto, a 24 de Outubro, a Ceia de Natal, a 4 de Dezembro, uma festa, a realizar numa discoteca poveira, a 18 ou 19 de Dezembro, o Baile de Carnaval, a 13 de Fevereiro, o Chá das Cinco, a 8 de Março, e ainda recitais, um jantar e uma palestra, em Abril. A Presidente do Lions Club avançou ainda que foi enviada uma proposta ao Lions International no sentido de disponibilizar ajudas para que se recolham as verbas necessárias para a 2ªfase do projecto da Casa de Santa Maria da Estela. O Lions Club marca também presença no Bike Camp, através de um stand onde vai colocar à venda salgados, doces e bebidas, com as receitas a reverteram a favor da Casa. Mais uma vez a sociedade poveira pode também ajudar, oferecendo os bens alimentares ao Lions Club.  
No portal municipal fique a conhecer melhor o projecto de remodelação e ampliação da Casa de Santa Maria da Estela e saiba de que forma pode ajudar as crianças e jovens que encontram nesta Instituição o seu único porto de abrigo, tornando-se sócio, em http://casasmestela.blogspot.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *