Oliveira de Azeméis, Sociedade

Projecto estimula criação artística em idade sénior – Oliveira de Azeméis

O projecto «Gerações Cruzadas» – a decorrer na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC), em Oliveira de Azeméis – ocupa idosos até final do ano, numa iniciativa que estimula a criação artística em idade sénior.

A comemoração de efemérides como o Carnaval, o Dia Mundial da Poesia ou o Dia Internacional das Famílias é aproveitada para os idosos se reunirem e desenvolverem actividades como forma de combaterem o isolamento.

O público-alvo são os idosos frequentadores das instituições de apoio à terceira idade que, duas vezes por mês, podem participar em actividades desenvolvidas na biblioteca.

Os temas a abordar estão relacionados com as principais efemérides que se assinalam pelo mundo e as acções decorrem todos os meses, até Dezembro, com excepção do mês de Agosto.

«Após a deslocação à biblioteca e nas semanas que se seguem é sugerida uma actividade artística para os idosos desenvolverem nas suas instituições», afirmam os responsáveis da BMFC.

A pedido das instituições, os técnicos da biblioteca poderão deslocar-se aos centros de acolhimento de idosos para colaborarem na realização das actividades.

No final do ano, a 14 de Dezembro, numa exposição integrada nas comemorações do 2º aniversário da BMFC, os trabalhos realizados no âmbito do projecto serão dados a conhecer, ficando expostos ao público.

O projecto «Gerações Cruzadas» foi criado há cerca de cinco anos com o objectivo de ser um elo de ligação entre os mais jovens e os mais experientes fomentando o conhecimento entre o antigo e o moderno e entre a tradição e a novidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *