Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Sociedade, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Radiação UV com índice muito elevado em todo o país

A radiação UV apresenta hoje um índice extremo no Funchal e muito alto no restante território português, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Na situação do Funchal, o IM aconselha a que se evite o mais possível a exposição ao sol, essencialmente entre as 12:00 e as 17:00.

Para o resto do território, o IM adverte para a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol, em especial entre as 12:00 e as 16:00.

O índice ultravioleta varia entre o «baixo» e o «extremo», passando pelo nível «moderado», «alto» e «muito alto».

Segundo a página do IM na Internet, «a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de “segurança”».

Para hoje, o IM prevê céu geralmente limpo, vento em geral fraco mas por vezes forte com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora entre os cabos Carvoeiro e de Sagres.

Aguarda-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima na região Norte e interior Centro.

Os termómetros deverão chegar aos 26º Celsius no Porto, 29º em Lisboa e 31º em Faro, e no interior aos 34º em Évora e Beja e aos 35º na Guarda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *