Oliveira de Azeméis, Sociedade

Biblioteca dá a conhecer os EUA e a China aos jovens – Oliveira de Azeméis

A segunda edição do projecto «Na biblioteca em férias» teve ontem início na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC).

O projecto, que arrancou em 2008, visa ocupar os jovens Oliveira de Azeméis de forma saudável e divertida proporcionando, através dos recursos da biblioteca, uma viagem destinada a conhecer a realidade e a cultura da China e Estados Unidos da América (EUA).

O projecto é direccionado para o público juvenil aproveitando o tempo livre dos mais jovens (entre os 10 e os 16 anos), levando-os a viajar pelo conhecimento, cultura e tradições desses países.

A semana sobre a China realiza-se entre 17 e 21 e a dos Estados Unidos decorrerá entre os dias 24 e 28 sob a orientação da equipa da biblioteca e de técnicos especializados.

Serão utilizados materiais e fundos documentais da biblioteca na concretização das várias iniciativas. Os jovens participantes vão descobrir a China e os EUA através da Internet, da gastronomia e da realização de oficinas de escrita, desenho criativo e estampagem.

Os participantes na semana chinesa terão a oportunidade de frequentarem várias oficinas desde a construção de dragões com materiais reutilizáveis à gastronomia e sombras chinesas.

O leque de ofertas é mais extenso incluindo ainda a realização de um mini curso de mandarim, a demonstração de artes marciais e o concurso «Quem sabe mais sobre a China?». Aprender o horóscopo chinês é outra proposta lançada aos participantes.

No âmbito da semana dos Estados Unidos da América os jovens têm a possibilidade de frequentarem um mini curso de inglês, produzir a bandeira dos Estados Unidos da América e participar noutras oficinas viradas para a construção de foguetões e naves espaciais e monumentos americanos. O twister, o cinema e a música são outros temas a abordar. Os mais pequenos irão «discutir» ainda entre si «Quem sabe mais sobre os EUA?».

A primeira edição «Na biblioteca em férias», realizada em 2008, foi dedicada ao Brasil e à Ucrânia tendo registado 50 participantes, o número máximo permitido pelo regulamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *