Santo Tirso, Sociedade

Maior divulgação da cultura local, facilitando o acesso a documentos que de outra forma estarão inacessíveis – Santo Tirso

Câmara apresentou candidatura de projecto que pretende assegurar a preservação do Fundo Local procedendo-se à digitalização da documentação bibliográfica. 
 

As bibliotecas municipais assumem um papel essencial na valorização, promoção, preservação e difusão do património documental do município, nomeadamente, através da constituição de um Fundo Local que contribua para o reforço e estímulo da identidade cultural da região. Com a apresentação desta candidatura, a Câmara Municipal de Santo Tirso pretende assegurar a preservação do Fundo Local procedendo à digitalização da documentação bibliográfica que constitui este fundo, dando-se prioridade aos documentos cujo estado de conservação exige uma intervenção urgente sob pena destes se perderem definitivamente. 

A digitalização e indexação do Fundo Local permitirão uma maior divulgação da cultura local, facilitando o acesso a documentos que de outra forma estarão inacessíveis, ou muito condicionados, à maioria da população. A informação será disponibilizada sob a forma de bases de dados ou através da pesquisa on-line.  
 
 
 
 

Numa primeira fase proceder-se-á à digitalização de documentos pertencentes ao núcleo de periódicos, nomeadamente: Jornal de Santo Thyrso, Semana Thyrsense, Santo Tirso – Boletim Cultural e Livros de Actas da Câmara Municipal. 

Alguns destes documentos, do final do séc. XIX, encontram-se em muito mau estado de conservação e, considerando que muitos são exemplares únicos e não existem outras versões do mesmo fundo documental, com a digitalização agora financiada contrariamos o risco de perder os únicos registos impressos que retratam os aspectos sociais e económicos de uma época. 
 
 
 

CANDIDATURA NO ÂMBITO DO PROGRAMA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO DA AMP 

O investimento previsto nesta candidatura integra-se num conjunto de acções previstas no Programa Territorial de Desenvolvimento – 2007-2013 da Área Metropolitana do Porto (AMP). A Biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Escolares e tem protocolo no âmbito do Plano Nacional de Leitura onde desenvolve o projecto a Ler+ em colaboração com escola EBI de S. Martinho do Campo. Está igualmente em curso o Projecto de Leitura Sénior que se encontra dirigido aos utentes dos Lares e Centros de Dia do Concelho, para o qual foi apresentada candidatura à Gulbenkian.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *