Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Festival internacional de folclore

O momento alto do XXVII Festival Internacional de Folclore de Arouca está reservado para sábado, a partir das 22:00, quando actuarão, no Terreiro de Santa Mafalda, os agrupamentos convidados.
Este ano, o destaque internacional vai para grupos da Argentina e de Cabo Verde, este integrado por cabo-verdianos residentes em Portugal.
O grupo «da casa» – Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses – Douro Litoral (Sul) – terá a companhia da Associação Etnográfica «Os Serranos» – Beira Litoral; do Grupo Folclórico «Pescadores das Caxinas e Poça da Barca» – Douro Litoral (Norte); do «Mirandanças» – Grupo de Danças Mistas de Miranda do Douro – Trás-os-Montes; do «Finka Pé» – Grupo de Batuque – Cabo Verde; e do «Delegación Nuestras Raíces» – República da Argentina.
O Festival Internacional de Folclore de Arouca, que decorre desde quarta-feira, é uma organização é do Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Visita à casa museu Ferreira de Castro

A casa que viu nascer o escritor José Maria Ferreira de Castro, em Ossela, é sempre uma opção para uma visita de fim-de-semana.
Aberta diariamente (09:00-12:30; 14:00-17:30), o espaço é composto por dois pisos, apresentando no primeiro piso, uma adega, onde estão expostos alguns utensílios agrícolas da época, contrastando com o cromatismo de nove quadros oferecidos ao escritor por autores consagrados.
O segundo piso desenvolve-se em quatro cómodos de parcas dimensões – a cozinha, a sala, o quarto de José Ferreira de Castro, onde se encontram também a mala e os sapatos que usou em 1939 na volta ao mundo que realizou e o quarto de D. Maria Rosa, mãe do autor de «A Selva».
A casa museu Ferreira de Castro localiza-se no lugar de Salgueiros, na freguesia de Ossela (Oliveira de Azeméis).

S. JOÃO DA MADEIRA

«Verão Quente» na Praça Luís Ribeiro

O programa «Verão Quente» prossegue este fim-de-semana com dança e música na Praça Luís Ribeiro, em S. João da Madeira.
No sábado, a partir das 21:30, a proposta é Danças e Cantares de S. Romão; no domingo, à mesma hora, sobe ao palco a Banda Medley.
À semelhança do que aconteceu em Julho, também em Agosto e Setembro o «Verão Quente» promete animar S. João da Madeira.
Agora num formato mais abrangente, o programa reúne diversas actividades culturais, desportivas e de animação a decorrer em vários pontos da cidade.
A Praça Luís Ribeiro continua a ser o núcleo central, realizando-se aí diversos espectáculos à noite, com temáticas diferentes todas as semanas, numa organização da Associação Comercial.

SANTA MARIA DA FEIRA

Quadros de André Silva na biblioteca

A exposição «Virtus», da autoria de André Silva, é a proposta da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira para este fim-de-semana.
Licenciado em Artes Plásticas Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, André Silva é natural da Venezuela, trabalhando actualmente em Santa Maria da Feira.
Esta exposição individual de pintura vai estar patente até 30 de Agosto e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 12:00 às 23:00 e domingo (15:00-23:00).

VALE DE CAMBRA

Festa da Nossa Senhora da Saúde

A tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Saúde, em Gestoso, São Pedro de Castelões, realiza-se este sábado durante todo o dia.
Os festejos enquadram-se na edição 2009 do «Animagosto», uma iniciativa dinamizada pela autarquia local.
O programa, a decorrer aos sábados até ao final do mês, engloba «música, humor e muita animação», referem os promotores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *