Cultura, Santo Tirso

24ª Feira de Artesanato de Santo Tirso até ao próximo Domingo

A Feira de Artesanato do Concelho de Santo Tirso, que está a decorrer no Parque D. Maria II desde o passado dia 8 Agosto, termina no próximo Domingo, dia 16, à meia-noite. As portas abrem às 15 horas e a adesão dos visitantes tem sido extraordinária. Mais de um milhar de visitantes em apenas seis dias. 

Promovida há  24 anos pela Câmara Municipal, esta iniciativa tem vindo a assumir um papel fundamental na defesa e valorização do artesanato português.   

Cerca de 70 artesãos (uma parte significativa oriunda do Concelho de Santo Tirso) vindos de vários pontos do país nomeadamente, Alcobaça, Aveiro, Vilar de Perdizes, Évora, Coimbra, Marco de Canavezes e Ponte de Lima vão mostrar o que de melhor fazem em artes manuais, numa exposição de trabalhos e de artes e ofícios.  

O artesanato representado na Feira é totalmente nacional, estando muitos dos artesãos dispostos a executar trabalhos ao vivo, para os visitantes perceberem a meticulosidade e morosidade da arte manual em áreas como a cestaria, olaria, tecelagem, bordados, tapeçaria, escultura em pedra e madeira entre outros. Para os amantes das iguarias regionais, não faltarão queijos e enchidos, compotas caseiras, licores e doçaria conventual. 
 

Para Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, o certame tem ajudado a promover e a valorizar o artesanato local e nacional, a preservar o património histórico-cultural do nosso país sem esquecer a possibilidade de fazer da genuinidade e certificação desta arte manual uma verdadeira alternativa à criação de emprego. 

Até Domingo os visitantes podem ainda usufruir do seguinte programa de animação paralela à Mostra: 
 

  •  

      13 Agosto – 5ªFeira

  •  

      21h30 – Conjunto Musical Santo André 

  •  

      14 Agosto  – – 6ªFeira

  •  

      21h30 – Conjunto Típico Pedra do Couto

 

  •  

      15 Agosto   – sábado

      16h00 – Rancho Folclórico Santiago de Rebordões

      21h30 – Grupo  Cantares do Sanguinhedo 

  •  

      16 Agosto  – Domingo

  •  

      16h00 – Zedicó 
       

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Foi uma Feira linda! Para mim,no que diz respeito a vendas,foi a melhor de sempre.E sei artesãos que também lhes correu lindamente! Não sei de todos,ninguém se manifestou, sabem que entre artesãos também há rivalidades ,e por vezes não se manifestam com sinceridade,mas eu também não ando a perguntar a ninguém,e se me perguntam sou sincera! Acho como sempre bem organizada, e os jovens que estavam a colaborar, pelo menos para mim foram uma grande ajuda.Obrigada juventude Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *