Arouca, Desporto, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Cicloturistas invadiram Stª. Quitéria, record de inscritos na etapa da volta RTP

Dia de descanso na Volta a Portugal em bicicleta é sinónimo de jornada cicloturista. É assim todos os anos e desta vez foi o concelho de Felgueiras a receber a “Etapa da Volta RTP”, uma iniciativa dedicada aos amantes da bicicleta que puderam usufruir de um passeio e de uma prova de superação pessoal em condições únicas. Os participantes viverem, por dentro, as emoções dos corredores profissionais ao serem recebidos, no alto de Stª. Quitéria, pelas mesmas estruturas que, todos os dias, a organização monta nas etapas da Volta.

Entre os 742 participantes que fizeram os quase 70 quilómetros do percurso, esta segunda-feira, entre a cidade da Lixa e Felgueiras sagrou-se vencedor Jorge Santos, natural de Matosinhos. “Esta é a minha primeira vitória. Há cinco anos que faço cicloturismo e recentemente fiquei no 17º lugar da Volta a Portugal Masters. Este triunfo foi muito importante para mim porque treino diariamente para estar bem no escalão de veteranos. Gosto particularmente de escalar montanhas e com a corrida a terminar no alto de Stª Quitéria senti que estava no meu terreno natural. Não tive grandes dificuldades em chegar no primeiro lugar”.

Sobre a grande jornada cicloturista promovida pela PAD/Lagos Sports, o vencedor da 3ª edição da “Etapa da Volta RTP” manifestou-se surpreendido pelo número de amantes da bicicleta que aderiam à iniciativa. “ Gostei de participar e se cheguei aqui com intenções de fazer um bom resultado também é verdade que outros vieram apenas pelo convívio e pela grande camaradagem que esta modalidade proporciona. Todos são bem recebidos!”

Aos 31 anos, Jorge Santos encontra-se a viver a quinta temporada enquanto cicloturista – tendo já esta época alcançado o 17º posto na recente Volta a Portugal Masters – e como recompensa pelo triunfo alcançado viu a organização da prova entregar-lhe uma réplica do troféu reservado ao vencedor da Volta a Portugal Lagos Sports.

O top 5 da classificação da Etapa da Volta 2009 completou-se com os corredores António Gonçalves (2º), Víctor Teixeira (3º), José Moreira (4º) e Rui Dias (5º).

Volta recomeça em Felgueiras

Após o dia de repouso da caravana, a Volta é retomada esta terça-feira com uma partida em Felgueiras. A segunda fase da competição começa com a quinta etapa a serpentear o Minho ao longo de 184,6 Km. A passagem pela serra da Cabreira, montanha de 2ª categoria, será o principal obstáculo para os corredores antes da chegada a Fafe que há muito se habituou a ver chegadas da Volta no empedrado do largo 25 de Abril. Para o director da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports, Joaquim Gomes será “uma etapa de média dificuldade que não vai deixar, particularmente no circuito final, em Fafe, de proporcionar aos milhares de pessoas que sempre marcam presença mais um dia fantástico desta modalidade.”  

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Matosinhos em grande. Grande Ginho um ano em beleza… (e ver pela foto). A federação que ponha os olhos no ciclismo “Amador” que tem muitos participantes e boa qualidade. Divulguem mais a modalidade e façam mais provas para os “Amadores”. Ajudem os clubes, viva o ciclismo.

  2. Depois de uma tentativa no ano passado de fazer a etapa da volta, tive que desistir devido a dois furos seguidos, este ano, lá fui e consegui cortar a meta, adorei, vou repetir para o ano, soube no final que fui a única mulher a fazer esta etapa. Parabéns a toda a equipa envolvida na prova, estava tudo muito bem organizado, não faltando todo o apoio necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *