Desporto, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira

Capacidade hoteleira e instalações desportivas respondem às exigência de um «Europeu» – Manuel Fernandes

As infra-estruturas desportivas adequadas e a capacidade hoteleira respondem às exigências do Campeonato da Europa de Basquetebol destinado a jogadores do escalão sub-16 que hoje inicia, afirmou o director técnico da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes.

Em declarações à EDV Informação, Manuel Fernandes disse que a prova, onde competem selecções de 18 países, «tem tudo para ser um sucesso».

A Divisão B do «Europeu», que arranca esta quinta-feira, disputa-se até dia 16 de Agosto nos pavilhões das Travessas (S. João da Madeira), Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis) e Grupo Recreativo Independente Brandoense (Paços de Brandão, no concelho de Santa Maria da Feira).

«O parque desportivo é adequado, com três excelentes pavilhões para a prática da modalidade, e a capacidade hoteleira responde às exigências de uma prova com esta dimensão, que envolve mais de 400 pessoas, entre jogadores, treinadores, dirigentes e juízes», sublinhou Manuel Fernandes.

Segundo o director técnico da FPB, foram duas as razões que estiveram na origem da escolha dos três municípios do Norte do distrito de Aveiro para a realização do campeonato. «Por um lado, são três concelhos onde a cultura basquetebolística da população é elevada; por outro lado, encontramos aqui um apoio das câmaras municipais competente e profissional, que nos apraz registar», disse.

«Será, sem dúvida, um momento alto para o basquetebol nacional, fundamentalmente ao nível da divulgação e promoção da modalidade», frisou Manuel Fernandes, salientando que os jogadores, treinadores e árbitros portugueses têm aqui «uma excelente oportunidade de tomarem contacto com a realidade actual do basquetebol europeu, no âmbito técnico, táctico e físico».

Ao longo de 11 dias irão disputar-se 71 jogos entre 18 países participantes, menos um do que inicialmente previsto face à desistência da Bósnia e Herzegovina.

Participam as selecções da Áustria, Bélgica, Bielorrusia, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Geórgia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Roménia, Suécia e Suiça.

Na competição estará em discussão a subida à Divisão A, antevendo-se «uma prova de elevado carácter competitivo», acrescentou o director técnico da FPB.

O calendário de jogos de Portugal na primeira fase é o seguinte:

06 de Agosto (20:45) no Pavilhão das Travessas – Portugal-Suíça;

07 de Agosto (20:45) no Pavilhão Salvador Machado – Portugal-Bulgária;

08 de Agosto (18:30) no Pavilhão do Grupo Recreativo Independente Brandoense – Portugal-Roménia;

10 de Agosto (20h45) no Pavilhão das Travessas – Portugal-Bélgica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *