Arouca, Desporto, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

A Volta está no coração de Lisboa!

Esta quarta-feira começa na capital lisboeta a 71ª edição da mais importante competição velocipédica nacional e a quarta maior depois do Tour, da Vuelta e do Giro. A Volta a Portugal, “la grandíssima” como também é conhecida na gíria do pelotão internacional, vai arrancar às 15h25 com um Prólogo na Avenida da Liberdade, um pequeno ensaio de 2,4 Km que vai dar a conhecer a primeira camisola amarela da competição que está na estrada até 16 de Agosto.

O checo Stanislav Kozubek (PSK Whirlpool) será o primeiro a iniciar o contra-relógio individual enquanto, o espanhol, David Blanco (Palmeiras Resort), vencedor da Volta em 2008, será o último a sair para a estrada, o que vai acontecer às 17h27. Os ciclistas vão percorrer a Avenida da Liberdade no sentido descendente e farão inversão de marcha na Praça dos Restauradores seguindo novamente pela Avenida em sentido inverso até à meta instalada perto do Marquês de Pombal.

Para já, os lisboetas estão convidados a assistir às primeiras movimentações da 71ª Volta a Portugal Lagos Sports dando inicio à grande festa popular e desportiva que durante duas semanas se vai movimentar pelas estradas do Centro e Norte de Portugal. Desde 1997 que Lisboa não assistia a uma partida da Volta.

Hoje, terça-feira, decorreu na Praça do Rossio o espectáculo de apresentação das 14 equipas participantes na competição. No programa “Há Volta” da RTP desfilaram, em directo, os 123 corredores e respectivos directores desportivos que amanhã serão os protagonistas da Volta. Durante quatro horas o programa de entretenimento de cariz popular “abriu o apetite” para as emoções fortes da Volta a Portugal.

Quem vai suceder a David Blanco?

O ano passado, o espanhol, ao serviço da equipa Palmeiras Resort / Tavira, tornou-se o primeiro estrangeiro a triunfar duas vezes. Depois de se estrear a ganhar a Volta, em 2006, com a camisola da Comunidad Valenciana, David Blanco repetiu o triunfo e deu a primeira vitória ao Tavira. Em 29 anos de competição, a equipa portuguesa e a mais antiga do pelotão internacional inscrita na UCI chegou finalmente ao triunfo individual na prova rainha do ciclismo português.

A 71ª Volta a Portugal Lagos Sportsl tem o apoio das autarquias de Lisboa, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Guarda, Fundão, Gouveia, Trancoso, Mondim de Basto, Felgueiras, Fafe, Barcelos, Santo Tirso, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Gondomar, Aveiro, Oliveira do Bairro, Seia e Viseu além do patrocínio dos Jogos Santa Casa, Pedras, Super Bock Mini, Edp, Ford, Liberty Seguros, Meo, BP Ultimate, Aluvia, Vitalis, Bogani, FTP tavfer, Sport Zone, Pinarello, PowerBar, Dietsport, Soccerade, Polisport, Órbita, Copigés, Barloworld Stet, Mobilif CAT, PlayStation, Tipografia Peres, Ambar, Instituto Geográfico do Exército, Cision, Gráfica Simões & Gaspar, Pastelaria Chafariz, Sapo, Sortemi, Estanhos Dom António, Fullwear, Kontra Produções, Jasmim, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias, JCDecaux, Multiarco Ar Condicionado e LG Portugal. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *