Santo Tirso, Sociedade

Câmara municipal apresenta iMOD – a nova incubadora de negócios criativos – Santo Tirso

Em conferência de imprensa que decorrerá amanhã, quarta-feira, dia 5 de Agosto, a partir das 11 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso procede à apresentação pública da “iMOD” a nova Incubadora de Negócios Criativos a implantar nas instalações da antiga Fábrica do Teles. 

Ganha assim forma o novo Quarteirão Cultural da Fábrica do Teles, depois de ter entrado em funcionamento a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e já depois de ter sido já garantido o financiamento para a construção de uma Nave Cultural e para o arranjo da Frente Ribeirinha da Fábrica do Teles, no âmbito da Parceria de Regeneração Urbana (PRU). Segue-se agora a criação da iMOD, a nova Incubadora de Negócios Criativos. 

A presente candidatura enquadra-se na Agenda Temática Prioritária para as Indústrias Criativas da iniciativa Norte 2015 promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e articula-se com o Pólo de Competitividade de Moda e com a associação Fashion Cluster Portugal recentemente criada. 

É principal parceiro deste projecto a ESAD – Escola Superior de Artes e Design com a finalidade de contribuir para o reforço das competências e da capacidade técnica da nova estrutura. São igualmente parceiros a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), com o que se pretende a ligação global às empresas do sector, em termos de facilitação e desenvolvimento de processos de clustering e de networking, nomeadamente, no desenvolvimento de um mercado intermédio de prestação de serviços dos criativos incubados junto das empresas do sector têxtil e do vestuário. A Universidade Lusófona do Porto deverá fomentar a formação pós-graduada em domínios como o jornalismo de moda. A parceria com a Inovcapital, BETA e Vima Angels, possibilitará ainda a ligação preferencial ao sector financeiro mais especializado no apoio ao empreendedorismo e aos novos projectos empresariais (spin-off e star-up’s). 

Enquanto incubadora, a iMOD – cuja candidatura já foi apresentada ao QREN (Operação Novo Norte ON 2) – concentrará as suas actividades criativas no sector da Moda para além dos espaços e dos serviços que se disponibiliza a oferecer às empresas e projectos que sejam admitidos para incubação, propõe-se: 

– Alavancar a capacidade das próprias empresas ou projectos incubados, fornecendo condições de escala na prestação de serviços de valor acrescentado – design de moda e outras serviços criativos, a outras empresas, designadamente, do sector do têxtil e do vestuário. 

– Facilitar a comercialização no mercado final de produtos e serviços criativos das empresas e projectos incubados através de espaços comerciais próprios e da venda on-line. 

– Apoiar a comunicação e promoção de produtos e serviços criativos das empresas e projectos incubados através de produção de “eventos de moda” e de acções de comunicação regulares. 

– Desenvolver em parceria com parceiros estratégicos serviços de valor acrescentado nos domínios da formação, do marketing e comercialização e da comunicação, fundamentalmente orientados para o mercado da Moda e para o sector têxtil e do vestuário, contribuindo deste modo para a inovação e o reforço da competitividade destes sectores. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Dias atrás,pedi a colaboração da cãmara para com a industria texil,que atravessa uma forte crise, onde grassa forte desemprego.Nada melhor que um projecto de tão grande dimensão e com a cãmara a ser a principal “incubadora” deste bom projecto,onde sobressaem também a Atp e o Citeve,e ainda a Esad.O que me agrada ainda muito,é que seja usada a “velha”Fábrica de fiação e tecidos de S.tirso,chamada fábrica do Teles.Parabéns a todos os intervenientes,pois é prova que há gente com coragem e a pensar em desenvolvimento futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *