Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

«Sons da Água» na Paradinha

A Orquestra Clássica do Centro – sob a direcção do maestro arouquense António Costa e com a participação especial da soprano Cláudia Pereira Pinto – apresenta sábado o concerto «Sons da Água», a partir das 19:30.
O programa do concerto – a realizar na praia fluvial da Paradinha – terá obras de Händel (suite Water Music) e de Mozart (abertura «As Bodas de Fígaro» e árias de ópera).
«Sons da Água» é uma organização da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga, que conta com o apoio da empresa Águas de Douro e Paiva e da Câmara de Arouca.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Filme de Wim Wenders encerra ciclo de cinema

O filme «The Million Dollar Hotel», do realizador Wim Wenders, encerra esta sexta-feira o ciclo de cinema de Verão, promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC), em Oliveira de Azeméis.
A iniciativa – iniciada a 03 de Julho com a projecção da película «O corvo – pena capital» – reservou para o último dia do mês um drama/romance assinado por Wim Wenders.
A história passa-se em 2001 na baixa de Los Angeles, sendo protagonizada por um leque de actores dos quais sobressaem Jeremy Davies, Milla Jovovich e Mel Gibson.
A entrada é livre e a projecção, às 21:00, decorrerá no anfiteatro ao ar livre da biblioteca.
A primeira edição do ciclo de cinema realizou-se em 2008 com o objectivo de divulgar o fundo multimédia, um dos sectores documentais da BMFC.

S. JOÃO DA MADEIRA

«Verão Quente» na Praça Luís Ribeiro

O programa «Verão Quente» prossegue este fim-de-semana com dois espectáculos de música brasileira na Praça Luís Ribeiro, em S. João da Madeira.
No sábado, a partir das 21:30, a proposta é «Samba, Carnaval e Honolulu»; no domingo, à mesma hora, sobe ao palco MPB.
À semelhança do que aconteceu em Julho, também em Agosto e Setembro o «Verão Quente» promete animar S. João da Madeira. Agora num formato mais abrangente, o programa reúne diversas actividades culturais, desportivas e de animação a decorrer em vários pontos da cidade.
A Praça Luís Ribeiro continua a ser o núcleo central, realizando-se aí diversos espectáculos à noite, com temáticas diferentes todas as semanas, numa organização da Associação Comercial.

SANTA MARIA DA FEIRA

Fim-de-semana medieval

A 13ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a decorrer até 09 de Agosto, marca o fim-de-semana cultural de Santa Maria da Feira, com um diversificado programa de actividades.
Durante o certame serão apresentadas novas performances relativamente a edições anteriores, cada uma delas dedicada a uma época específica do reinado de D. Afonso IV, que teve uma governação atribulada, já que esteve em guerra com os seus irmãos e sua mãe, a Rainha D. Isabel.
O programa inclui espectáculos de animação, como a «Aclamação», «As Razões do Conflito», «As Razões da Guerra» ou «Nem bons ventos…».
O «Arraial das Milícias», «Abadia», «Banhos Públicos de S. Jorge», «Floresta Encantada» e o «Lago dos Feitiços», entre muitas outras, serão outras propostas para os visitantes, que também terão à sua disposição as tradicionais zonas alimentares.
A produção executiva da Viagem Medieval está a cargo da empresa municipal «Feira Viva».

VALE DE CAMBRA

Trebilhadouro está de volta

O Trebilhadouro – Festival Internacional de Artes e Culturas – marca o fim-de-semana em Vale de Cambra, com um programa que inclui dança, «workshops», ateliês infantis e livros.
A aldeia de Trebilhadouro é até domingo palco, mais uma vez, de um certame que motivou a sua requalificação.
Segundo os promotores, «a principal missão do festival foi e será apelar para a importância da requalificação e promoção de locais ao abandono e sem vida, através da promoção da cultura e das raízes culturais tradicionais».
As actividades iniciam esta sexta-feira a partir das 18:30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *